Casamento comunitário formaliza união de 20 casais em Luiz Antonio
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Luiz Antonio, realizou no sábado (10/11) o casamento comunitário que oficializou a união de 20 casais daquele município de 15 mil habitantes, localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/45123495424
O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz de Santa Luzia, e contou com a presença do secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; do prefeito Gabriel Rosatti, e de outras autoridades.
Ao cumprimentar os noivos, o secretário adjunto falou da importância do amor e da evolução do casamento ao longo dos tempos. “No século XIX o casamento era acordo comercial, feito entre as famílias, com pouca participação dos interessados. Hoje os casais se casam por escolha própria, por amor, respeito e cumplicidade”, afirmou. Luiz Souto Madureira lembrou que “amar é reconhecer e respeitar as divergências de ideias, respeitar uns aos outros”, e destacou que nesse conceito e espírito de amor desejava felicidade a todos os casais.
O prefeito de Luiz Antonio também enfatizou a importância da cerimônia. “É uma grande satisfação poder ver a emoção de vocês em concretizar esse sonho”, disse, dirigindo-se aos noivos. “Esse projeto foi idealizado com muito carinho e respeito, com a intenção de fazer desse momento perfeito”, acrescentou Gabriel Rosatti.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/45123498084
Juntos há 15 anos, Roberta Gabriel Marcolino e Luís Ricardo Vicente aproveitaram a cerimônia para oficializar a relação. “Estou muito feliz por estar realizando o sonho de me casar de verdade”, contou a noiva, que conheceu Luís Ricardo numa praça da cidade. “Eu era muita nova e participava da banda da igreja. Um dia a banda foi tocar na praça e encontrei o amor da minha vida. Não resisti, roubei um beijo dele e estamos juntos até hoje”, relembra.
Já Luciere Aparecida Romualdo, de 42 anos, casou-se oficialmente com José Edivaldo Garcia, com quem vive há mais de seis anos. Eles se conheceram pelas redes sociais da internet, mas o começo não foi nada fácil. “Ele me adicionou no Orkut, mas era muito tímido, então ficava difícil para nos comunicar, mas com jeitinho fui conquistando o coração dele”, conta a noiva. Ainda com o buquê nas mãos, estava emocionada. “Esse momento é único, maravilhoso. Não tenho definição para dizer o quanto estou feliz e agradeço muito a Deus por esse presente”, afirmou, antes de posar para as fotos.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/44935174865
Um álbum fotográfico digital foi o presente dado a cada casal pelo Fundo Social de Solidariedade do município, que também providenciou o buquê de todas as 20 noivas. Ao final, foi servido um coquetel preparado pela cozinha-piloto da Prefeitura, responsável pela merenda escolar servida na rede municipal de ensino.
O casamento comunitário contou, ainda, com apoio do Cartório de Registro Civil de Luiz Antonio e do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg-SP).
https://www.flickr.com/photos/justicasp/30908742747
A cerimônia de Luiz Antonio foi o 60º casamento comunitário promovido desde 2004 pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), totalizando a formalização da união de 5.804 casais. Destacam-se o casamento de 1.434 casais, realizado em fevereiro de 2004 no Ginásio do Ibirapuera, na capital, e o de 389 casais, realizado em 2015 na Arena Corinthians.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/45799321952
Essa ação social tem como objetivo regularizar a situação civil de casais de comunidades vulneráveis, visando ao fortalecimento matrimonial e a realização do sonho daqueles que não possuem condições financeiras para oficializar a união.
Também estiveram presentes à cerimônia de Luiz Antonio o vice-prefeito Rodrigo Melo Marques; o presidente da Câmara Municipal, Glauco Estevam de Queiroz; os vereadores Adão Pazzotti, Clayton Simião e José Lopes Corrêa; o juiz de Paz, Luiz Gonzaga de Lima; e a assessora do CIC, Tatiana Rached.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/45799323152
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania