Casamento comunitário em São Vicente oficializa a união de 64 casais

   

Com o objetivo de regularizar a situação civil de casais que moram em comunidades vulneráveis de São Vicente, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), em parceria com a Prefeitura de São Vicente, realizou na tarde de sábado (23/07), um casamento comunitário que oficializou a união de 64 casais. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal.

O início da solenidade foi marcado pelo som dos clarins e na sequência foi tocada a marcha nupcial para entrada dos noivos, sob uma chuva de pétalas. A cerimônia foi celebrada por três juízas de paz e três escreventes do Cartório de São Vicente e contou com a presença de 400 convidados. Dentre os noivos, destacou-se um casal cujo noivo tinha 74 anos e a noiva, 47. Também ocorreu a união de um casal homossexual formado por duas mulheres.

Segundo a diretora do CIC, Ítala Cindy Ribas da Costa, o ato busca resgatar a cidadania, o respeito e a autoestima dos casais que, por vezes, já vivem juntos e mantêm relação estável há anos, porém não possuem condições financeiras para arcar com os custos do casamento no civil.

Após o enlace, ocorreu sorteio de brindes para os noivos, que também puseram usufruir de cenário para os fotos.

 

Casamento comunitário

O CIC desenvolve todos os anos diversos casamentos comunitários, com o objetivo de proporcionar a casais de baixa renda uma oportunidade de oficializar uniões, que na maioria das vezes, vêm de muitos anos, além de fortalecer o vínculo familiar e a realização do sonho de pessoas que não possuem condições de arcar com os custos do casamento no civil. Em 2015, entre outros casamentos comunitários promovidos, a Secretaria oficializou a união de 400 casais, em cerimônia realizada na Arena Corinthians.

 

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC – são 16 atualmente, localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social -, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

Governo do Estado de SP