Campanha de prevenção à gravidez na adolescência é tema da segunda reunião na Secretaria da Justiça

Nesta terça-feira, 29, o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu a juíza da Vara da Infância e da Juventude do Ipiranga Mônica Ribeiro de Souza e representantes da Secretaria da Saúde e do Fundo Social de São Paulo. Durante o encontro, foi debatida a formatação de uma campanha para prevenção da gravidez na adolescência. Também estiveram presentes ao encontro a coordenadora de Políticas para a Mulher, Albertina Takiuti, o médico da Casa do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde Nilson Pereira Souza, a assistente social Judiciário Nádia Maria Galli Luchi, o coordenador social do Fundo Social de São Paulo, Luciano dos Santos, a secretária executiva da Justiça e Cidadania, Ana Paula Bandeira Lins, a assessora Nivea Philippi Bacconi, e a coordenadora dos Centros de Integração da Cidadania (CICs), Vanessa Cristina Martiniano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina e no Caribe a taxa de gravidez entre adolescentes é a segunda mais alta do mundo, supera apenas a média da África Subsaariana. O índice brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5 para mil nascimentos. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil. Dados de 2016 do Ministério da Saúde apontam que um a cada cinco bebês nascidos no Brasil é filho de uma mãe adolescente.  

A juíza da Vara da Infância e da Juventude do Ipiranga explicou que trabalhar com a prevenção é fundamental. “As meninas que engravidam na adolescência costumam ter mais filhos até chegar à vida adulta. As políticas públicas precisam atingir essa faixa etária”, afirmou.

Essa foi a segunda reunião promovida na Secretaria da Justiça para tratar desse tema. Um grupo de trabalho que envolve os diversos atores públicos que trabalham com adolescentes começou a ser estruturado para elaborar as propostas da campanha, da criação de um site e de conteúdos diversos.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP