Câmara Municipal de Itanhaém aprova criação do Fórum Inter-religioso para a Cultura de Paz e Liberdade de Crença

A Câmara Municipal de Itanhaém aprovou, por unanimidade, no dia 7 de outubro, o Projeto de Lei Nº 49/2024, de autoria do vereador Rutinaldo Bastos, que institui o Fórum Inter-religioso Municipal para a Cultura de Paz e Liberdade de Crença. Com a aprovação, o projeto segue para sanção do Prefeitura de Itanhaém.

A sessão contou com a presença de Vânia Maria da Silva Soares, secretária-geral e presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), além de membros do Fórum, representantes religiosos das tradições cultura e culto Òrunmìlà Ifá e Jurema Sagrada, membros da sociedade civil e outras autoridades.

Em seu discurso, Vânia Maria da Silva Soares enfatizou a relevância da criação de novos fóruns municipais em São Paulo: “A liberdade religiosa é um dos direitos humanos mais fundamentais, e defendê-la é a principal missão do Fórum Inter-religioso. Ficamos orgulhosos e felizes quando um projeto que promove essa proteção é aprovado por unanimidade”, declarou.

O Fórum Inter-religioso estadual tem desempenhado papel fundamental na criação de fóruns municipais em cidades como Limeira, Guarujá, Santos, Rio Claro, Piracicaba, Francisco Morato e Luiz Antônio. Agora, com a aprovação em Itanhaém, a cidade se torna o terceiro município da Baixada Santista a contar com um Fórum Inter-religioso, fortalecendo o compromisso com a promoção da cultura de paz e da liberdade de crença na região.