Brotas dá início ao processo de criação de Fórum Inter-religioso no município
O início das tratativas para a criação de um Fórum Inter-religioso em Brotas foi um dos principais tópicos de palestra realizada no município, em 21 de janeiro, com alusão ao Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa. O evento, organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) por meio do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, em parceria com a Diretoria de Cultura da Prefeitura e a Diocese de Jaú, também promoveu discussões sobre a promoção do respeito à diversidade religiosa e a convivência pacífica entre crenças.
Durante a palestra, a prefeitura recebeu modelos legislativos que serão adaptados às normas municipais e enviados à Câmara para aprovação. A prefeita Leca Berto, presente no evento, ressaltou a relevância da iniciativa e afirmou que o fórum será fundamental para fortalecer o respeito à diversidade religiosa e a convivência pacífica na cidade.
O evento, intitulado “Encontro de Conscientização e Diálogo Sobre o Combate à Intolerância Religiosa”, reuniu autoridades de Brotas e de outras cidades do Estado de São Paulo. A coordenadora geral do Fórum Inter-religioso, Vânia Maria da Silva Soares, conduziu o encontro e destacou a urgência do combate à intolerância religiosa e a necessidade da expansão do Fórum Inter-religioso para outros municípios.
O evento também contou com a presença de outras autoridades, como Alexandre Takashi Schiavinat, Secretário de Turismo de Brotas; Leandro Gomes, Secretário de Cultura; e Jane Suzegan, vereadora autora da lei que institui a Semana Municipal de Combate à Intolerância. A ampla participação reforçou o compromisso de Brotas em promover ações que estimulem o respeito e o diálogo inter-religioso.