Araras promove seminário Religiões de Matrizes Africanas
Na última quarta-feira (29/05), a cidade de Araras foi palco de um seminário dedicado às Religiões de Matrizes Africanas, reunindo especialistas, praticantes e interessados no tema. A Coordenadoria de Politicas para a População Negra (CCPN), representando a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), participou do evento, que teve como objetivo promover a valorização, o respeito e o conhecimento das tradições religiosas afro-brasileiras, bem como discutir os desafios e as contribuições dessas religiões para a sociedade contemporânea.
Com o apoio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, o encontro reuniu mais de 100 pessoas, no Anfiteatro do Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, na cidade de Araras.
O coordenador da CPPN, Robson Ferreira, proferiu uma palestra sobre projetos e ações desenvolvidas pela SJC no enfrentamento a todas as formas de racismo incluindo religioso praticado contra religiões de matrizes africanas e na promoção da igualdade racial, entre elas, o cumprimento da Lei Estadual nº 14.187/2010. Na ocasião, Robson também aproveitou a ida à Araras e visitou as obras da futura Casa Afro que está em fase final de construção.
“O seminário em Araras representa um passo significativo na luta contra a intolerância religiosa e na promoção do respeito à diversidade cultural e religiosa no Brasil, destacando a riqueza e a profundidade das tradições de matrizes africanas em nosso país”, destacou o coordenador Robson.
O encontro também contou com os debatedores Ialorixá Mãe Sara de Nanã, de Rio Claro, Pai Ronaldo de Xangô, presidente do da Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba (AMAPIR), e Marilda Soares, assessora especial de projetos da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, e o púbico em geral.