Aloísio César é novo secretário da Justiça de São Paulo

  

Em cerimônia de transmissão de posse, ocorrida na última quinta-feira (15/01), no Auditório da Cidadania – Franco Montoro, o desembargador Aloísio de Toledo César recebeu de sua antecessora Eloisa de Sousa Arruda, o cargo de secretário da Justiça e da Cidadania.  Em seu primeiro discurso na sede da Secretaria, o novo titular da pasta afirmou que seguirá o exemplo do governador Geraldo Alckmin.  "Ao ser convidado pelo governador para a função, logo percebi que a conduta a ser aqui desenvolvida é aquela que advém do exemplo dado por ele”, disse.  “No trabalho do dia a dia, observei que o poder para o governador tem sentido de dever”.


A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, do corregedor Geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo, Marcos da Costa, e da dirigente do PTB e presidente da representação de mulheres da sigla no Estado de São Paulo, Marlene Campos Machado, entre outras personalidades. Participaram ainda familiares do secretário e os servidores públicos da Secretaria da Justiça.

  


Eloisa destacou as ações que executou durante seu mandato (2011-2014) ao lado das equipes existentes na Secretaria da Justiça, de parceiros governamentais e não-governamentais. “Os temas trabalhados na Secretaria da Justiça são de sensibilidade à flor da pele, desafiadores e contemporâneos. Questões atuais emergenciais, como tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, trabalho análogo à escravidão, abrigo a imigrantes e refugiados, o respeito à diversidade sexual, o combate ao racismo, a valorização da mulher, a dependência química e seus efeitos nefastos nos levaram a buscar caminhos para dar respostas adequadas a essas demandas”, contou.


“Neste período, enfrentei situações que muito acrescentaram a minha vivência profissional e pessoal”, explicou. “O novo secretário da Justiça, Aloísio de Toledo César, com a maturidade profissional e firmeza de caráter que possui, elegerá novas prioridades, que virão para a garantia dos direitos humanos e da cidadania no nosso Estado de São Paulo”.

  


Em seu primeiro discurso na sede da Secretaria da Justiça, Aloísio de Toledo César elogiou a atuação da sua antecessora. “A Dra. Eloisa desempenhou um trabalho excepcional e deixou em sua passagem um rastro de competência, sabedoria, dedicação e retidão”, enalteceu. “Sinto-me muito feliz de sucedê-la e sei que é um compromisso grande por causa trabalho que ela fez”.


A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, como descreveu Eloisa Arruda, é a mais antiga das secretarias e suas atribuições foram ganhando novos contornos de acordo com as transformações históricas e sociais. Hoje, sua atuação essencial se dá na consolidação e ampliação dos direitos humanos e da cidadania, além da interlocução com os órgãos integrantes do sistema de Justiça.

 

  


Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612 

 

Governo do Estado de SP