ACNUR faz doações para a Secretaria da Justiça

Nesta sexta-feira (20), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) doou para a Secretaria da Justiça e Cidadania três impressoras e móveis para escritório, com valor estimado em R$ 6.700. As doações serão destinadas para o Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Pasta que objetiva promover atividades e serviços gratuitos que possibilitam melhoria na qualidade de vida da comunidade e estimulam a integração e a inclusão social.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu as representantes Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório do ACNUR em São Paulo, e Maria José Mazariegos, oficial de programas em São Paulo.

No dia 8 de novembro, Paulo Dimas recebeu o representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas, durante visita ao CIC do Imigrante, localizado na Barra Funda.

O secretário da Justiça e Cidadania falou sobre o novo sistema de solicitação de refúgio on-line do CONARE/Ministério da Justiça, instalado no CIC do Imigrante.

O Sisconare é a plataforma que permite tramitar processos relacionados a refúgio no Brasil. Com novas ferramentas de trabalho, o sistema irá, gradualmente, substituir o formulário em papel no Brasil.

O CIC do Imigrante viabiliza o acesso de refugiados e solicitantes de refúgio ao sistema, auxiliando no preenchimento de dados já que muitos dos estrangeiros demonstram dificuldade para se comunicar.

No mês de Junho, a unidade sediou o lançamento da Campanha Imigrante, SP te Acolhe, que divulga os serviços disponíveis para essa população e alerta sobre a xenofobia.

O CIC do Imigrante está localizado na Rua Barra Funda, 1.020. Mais informações pelo telefone (11) 3115–2048.

 

 

Sobre o ACNUR

Criado em 1950 por resolução da Assembleia Geral da ONU, o ACNUR protege e ajuda refugiados e populações apátridas em todo o mundo. Por seu trabalho humanitário, recebeu duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1981). Atualmente, a agência conta com quase 12 mil funcionários e está presente em cerca de 130 países. No Brasil, o ACNUR atua em cooperação com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) e em coordenação com os governos federal, estaduais e municipais, a sociedade civil e o setor privado.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP