110 pessoas passam por curso de qualificação profissional
Alunos vieram de diferentes regiões da cidade de SP
A Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual (CPDS), da Secretaria de Justiça e Cidadania, recebeu 110 pessoas LGBTQIA+ no curso de qualificação profissional, realizado de 27 de novembro a 8 de dezembro em um ônibus-escola, estacionado no Pátio do Colégio, 184.
No interior do veículo, os alunos participaram de oficinas e palestras, que abordaram preparação para o mercado de trabalho, direitos sociais, combate à discriminação no local e nas relações de trabalho, empreendedorismo social e educação financeira. Também confeccionaram e enviaram currículos.
Os participantes vieram de diferentes regiões da cidade, mobilizados por lideranças sociais e serviços de atenção às pessoas LGBT+, como a Casa Florescer e o Centro de Cidadania de LGBTI+ do município de São Paulo.
Crystal Cordeiro Celeste contou que tem dificuldade de encontrar trabalho por ser trans. Participou de 63 entrevistas de emprego e não conseguiu nada. “Até entrei em depressão, mas não desisto, é preciso ter foco e tentar. Ações assim são importantes porque a gente adquire conhecimento, melhoram o nosso humor e a nossa comunicação”, disse a aluna.
Para o Coordenador da CPDS, Rafael Calumby, a qualificação profissional e a orientação em direitos são fundamentais para a construção da autonomia da população LGBT+. “Criamos oportunidades para inserção e permanência no mercado de trabalho e sensibilizamos empresas para que contratem pessoas LGBT+, fortalecendo seus negócios a partir da valorização da diversidade e igualdade”, comentou.
O projeto é uma parceria com o Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (NURAP) e a Coordenação de Políticas LGBT+ da Prefeitura de São Paulo. As atividades foram ministradas por profissionais do próprio NURAP, do SEBRAE, do NossBank e da CPDS.