CIC Oeste sedia encontro para apresentação do programa ‘Coalizões Comunitárias’

Com a participação de cerca de 80 pessoas, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a ONG americana CADCA – Coalizões Antidrogas da América, promoveu ontem (26/02), o primeiro encontro para a apresentação do programa ‘Coalizões Comunitárias de Prevenção às Drogas’.

 

Palestra do projeto Coalizões Comunitárias no CIC Oeste      Palestra do projeto Coalizões Comunitárias no CIC Oeste

 

Esta primeira reunião teve o objetivo de apresentar o programa para a comunidade, sociedade civil organizada e todas as esferas públicas de poder, que trabalham com a prevenção e combate ao uso de drogas e álcool na região.

Para Eduardo Hernandez, vice-presidente da CADCA – Coalizões Antidrogas da América, “o objetivo do nosso trabalho é reduzir os índices de uso de drogas por crianças e adolescentes, que é o público alvo do nosso programa”.   

A diretora do CIC Oeste, Edilaine de Oliveira Daniel, ressaltou a importância e o diferencial que o projeto Coalizões Comunitárias possui. “Unir os diversos setores num ambiente democrático de trabalho, em prol de uma comunidade segura e livre das drogas, este é um trabalho importante que estamos muito esperançosos em sermos escolhidos para realizar aqui em nosso bairro”, ressaltou.

Caso o CIC Oeste seja escolhido para sediar o programa Coalização Comunitária, serão selecionados entre 30 a 40 pessoas para receber treinamento e capacitação, que serão profissionais dos órgãos de segurança pública, saúde, educação, assistência social, organizações de apoio à juventude, entidades religiosas e grupos voluntários, entre outros.

Segundo Eduardo Hernandez, o programa Coalizões Comunitárias, desde que foi implantado nos Estados Unidos, em 1998, já capacitou mais de 12 mil pessoas, tendo adquirido excelência e comprovada eficácia. “Já implantamos o programa em algumas cidades brasileiras e os resultados tem sido surpreendentes”, disse.

A professora Eliane Marcondes, consultora da CADCA, destacou que a mudança de paradigmas é possível e leva algum tempo, mas que a sociedade em que vivemos é dinâmica e adaptável as mudanças. “Através do envolvimento de toda a sociedade, com ações globais e múltiplas estratégias, conseguiremos formar uma juventude livre das drogas e uma sociedade mais segura”, afirmou.

 

Palestra do projeto Coalizões Comunitárias no CIC Oeste

 

A meta da CADCA é implantar coalizões comunitárias em 7 cidades de 3 estados brasileiros, oferecendo treinamento aos representantes dos diversos setores, com apoio às comunidades e assessoria técnica pelo período de 2 anos. A coalizão comunitária é fruto da iniciativa dosmembros da sociedade civil organizada, com o objetivo de transformar suas próprias comunidades em um espaço seguro, saudável e livre de drogas, sendo um trabalho de rede em prol da prevenção, que segue metodologia própria.

 

 

 

Marcelo Bossi
Assessor de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo

Governo do Estado de SP