Cidadania e governança democrática serão temas de ciclo de palestras no CIC Oeste

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania, unidade Oeste, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio da Escola da Defensoria; com o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão da Procuradoria da República em São Paulo, e com a ONG Observatório Social do Brasil-São Paulo, promoverá nos  três primeiros sábados do mês de maio (05,12 e 19), o projeto “Promoção de Cidadania e Governança Democrática”.  

Os encontros acontecerão das 0h às 13h, no próprio CIC, localizado na Estrada de Taipas, nº 990, bairro Jaraguá, capital.

A capacitação terá palestras e oficinas sobre o tema com o objetivo de promover o acesso à cidadania e ao conhecimento de direitos e deveres.

O evento é destinado a lideranças comunitárias, membros de conselhos, educadores, estudantes, profissionais da saúde e da segurança, e a todos os cidadãos que queiram se tornar multiplicadores dos conhecimentos e fundamentos da cidadania.

A primeira palestra, em 05 de maio, abordará o “Acesso à Justiça: o papel da Defensoria Pública e do Ministério Público”, e será ministrada pela defensora pública Lúcia Thomé Reinert e pelos procuradores da República Pedro Antônio de Oliveira Machado e Erich Raphael Masson.

No segundo encontro, dia 12 de maio, as discussões serão sobre “O cidadão no controle do dinheiro”, com a participação de Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi, diretora da ONG Observatório Social do Brasil-São Paulo.

No encerramento do ciclo de palestras, em 19 de maio, o professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Flávio de Leão Bastos Pereira, abordará o tema “O cidadão frente ao Poder Legislativo”.

São oferecidas 150 vagas e os 80 primeiros inscritos participarão de oficinas que serão realizadas após as palestras, cujas temáticas serão: “Como elaborar o texto de uma demanda”; “Jogo do Poder”; e “Jogo da Cidadania e Banquinho dos Direitos e Deveres”. Os interessados em participar poderão fazer inscrição no link: https://goo.gl/forms/ovODGqNi5BnyFQj73

De acordo com a diretora do CIC, Edilaine Daniel, os agentes multiplicadores poderão ampliar o conhecimento dentro da comunidade, promover a cidadania e contribuir com a construção de uma sociedade participativa e democrática.

“Grande parte da população de comunidades carentes desconhece seus direitos e não acessa a Justiça para solucionar problemas, que muitas vezes são simples. É importante que eles conheçam os serviços oferecidos pelo posto, entre eles a Defensoria Pública”, afirma Edilaine Daniel.

Em agosto, o CIC Norte também promoverá o projeto “Promoção de Cidadania e Governança Democrática”.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, dos Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça, pela Defensoria Pública.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

Governo do Estado de SP