Advogado é empossado novo juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral

  

O advogado Marcus Elidius Michelli de Almeida foi empossado, nesta segunda-feira (23/04), como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na classe jurista. O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representou o governador Márcio França na solenidade, realizada na sede do T.R.E., no centro da capital.

Marcus Elidius é graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), instituição pela qual também conquistou os títulos de mestre em Direito Constitucional e doutor em Direito Comercial. No T.R.E. ele sucederá o advogado Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, que atuou no Tribunal, durante o biênio de 2015-2017. Nesse mesmo biênio, Elidius exerceu a função de juiz substituto.

O novo juiz efetivo teve sua carreira destacada pelo presidente do Tribunal, Carlos Eduardo Cauduro Padin, que falou sobre as responsabilidades da Corte, definida por ele como “Tribunal da soberania popular, da cidadania”.

“O doutor Marcus Elidius tem mais de 700 votos proferidos nessa Corte, todos com bom senso, estudo do processo e conteúdo jurídico”, afirmou o juiz Manuel Pacheco Marcelino, que falou em nome do Tribunal.

As qualidades pessoais e profissionais do empossado também foram destacadas por Luís Silvio Salatta, que representou a Seção São Paulo do Brasil na cerimônia. Ele ressaltou, ainda, a responsabilidade da Corte diante do período eleitoral que se aproxima e que terá duas novas questões, as fake news (notícias falsas) e a nova modalidade de financiamento eleitoral.

Ao assumir o cargo, Marcus Elidius Michelli de Almeida afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo tem a missão de zelar pela lisura do pleito no maior colégio eleitoral, num momento em que o Brasil atravessa uma crise política, econômica e das instituições. “Temos a obrigação de nos entregar de corpo e alma para fazer dessas eleições uma disputa democrática, digna e justa”, observou.

  

Participaram da cerimônia o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes; procuradores da República; desembargadores; o secretário da Justiça do Município de São Paulo, Rubens Rizeck; os deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Beto Mansur, juízes do T.R.E; o subprocurador geral de Justiça de Políticas Criminais, Mário Luiz Sarrubbo;  advogados e outras autoridades. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP