Novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral toma posse

  

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, tomou posse na manhã desta segunda-feira (26/02), em cerimônia realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também foi empossado o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, como vice-presidente e corregedor regional Eleitoral.

O desembargador Cauduro Padin presidirá o TRE-SP no biênio 2018/2019 e será o responsável por coordenar, no Estado, as eleições gerais de 7 de outubro de 2018, nas quais 33 milhões de eleitores paulistas escolherão o presidente da República, o governador de São Paulo, dois senadores Estado, 70 deputados federais e 94 estaduais.

Padin assumiu prometendo uma atuação do TRE paulista com vistas a “respeitar o voto e o desejo popular de permitir igualdade de chances entre os candidatos, evitando intervenções excessivas”. Para isso, afirmou, a corte permanecerá “vigilante na aplicação de todos os instrumentos e ferramentas da ordem jurídica”.

Segundo o novo presidente do TRE, “a crise pela qual passa o País só pode ser superada pelo próprio povo, através do voto”. E acrescentou que não há democracia sem justiça nem democracia sem político. “Nós não precisamos dos maus políticos, os maus são indesejados”, ressalvou.

Ao lembrar que o estado de São Paulo tem a tradição do voto desse 1532, muito antes da primeira eleição norte-americana, referindo-se ao município de São Vicente, o vice-governador Márcio França falou de sua confiança de que “o Tribunal Regional Eleitoral vai permitir a realização de eleições livres, soberanas e democráticas”.

Já o prefeito de São Paulo, João Dória destacou “a importância do TRE na firmeza da aplicação da lei, na obediência às regras é essencial para o exercício da democracia”.

Participaram da cerimônia da posse os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Dias Toffoli; o ministro da Justiça, Torquato Jardim; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel Pereira Calças; o procurador-geral de Justiça Gianpaolo Poggio Smanio; o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, representando o presidente da Câmara; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho; desembargadores, juízes, procuradores e outras autoridades.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP