“Direitos Humanos e Cidadania” é tema de palestra na Fundação CASA
A Escola para Formação e Capacitação Profissional da Fundação CASA, por meio do Centro de Pesquisas e Documentação, promoveu nesta sexta-feira (23/02) a retomada do Ciclo de Palestras 2018, com o tema “Direitos Humanos e Diversidade”. O encontro aconteceu na sede da Escola, no Belenzinho, zona leste da capital paulista e marcou também o Comitê de Direitos Humanos e Diversidade, que tem como objetivo ampliar os espaços de reflexão, diálogo e valorização e respeito às diferenças. O órgão substituirá o Comitê Institucional do Quesito Cor, na discussão de direitos humanos, cidadania, questão racial, questões ligadas à diversidade, políticas para a mulher, e população LGBT, dentre outros.
O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Fundação CASA, Márcio Fernando Elias Rosa, participou da abertura do evento e ressaltou a importância do respeito aos direitos humanos. “Quando alguém viola um Direito Humano ele não viola o direito de uma pessoa, mas toda a humanidade. Quem pratica qualquer tipo de tortura, maus tratos, ou qualquer coisa do gênero, pratica crime contra a humanidade. Este comportamento é de extrema gravidade e precisamos combatê-lo de maneira eficaz “, disse o secretário.
“O conhecimento faz uma enorme diferença na nossa vida pessoal, profissional e institucional. E isso será estendida para todos os nossos centros, o que certamente acarretará na melhoria de vida dos nossos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas”, concluiu Márcio Elias Rosa.
Durante o evento, o presidente anunciou a retomada do Curso de “Direitos Humanos e Socioeducação”, voltado para todas as unidades da Fundação. O curso terá a duração de seis semanas com carga horária de 30 horas.
Na sequência do encontro, a psicóloga e coordenadora geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça, Deborah Malheiros, proferiu palestra sobre Direitos Humanos e Cidadania.
O Ciclo de Palestras acontecerá toda última quinta-feira do mês e entre os temas a serem a bordados estão População Negra e Indígena; População LGBT; e Políticas para Mulheres.
A capacitação é direcionada a servidores e demais interessados.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612