Itesp recebe certificado do Programa Nascentes

  

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu nesta quinta-feira (08/02) certificado concedido aos parceiros do Programa Nascentes, da Secretaria do Meio Ambiente.

Durante a cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin entregou o certificado ao secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, e ao diretor executivo em exercício do Itesp, Gabriel Veiga, pelo trabalho desenvolvido pelo Itesp no banco de áreas que inclui 96 assentamentos, em 34 municípios, abrangendo 12 bacias hidrográficas, com mais de 21 milhões de mudas nativas em áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal dos assentamentos estaduais.. Até o momento, a estimativa é que por meio do Programa Nascentes sejam plantadas cerca de 900 mil mudas em mais de 547 hectares. 

Na solenidade, Geraldo Alckmin também apresentou o balanço das principais realizações do Programa Nascentes no ano de 2017 quanto à compensação e restauração ambientais.

Compõem o panorama a possibilidade de conversão de multas em serviços ambientais; o Protocolo de Intenções assinado com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana); os mais de 3.000 hectares que tiveram sua restauração iniciados em 2017; além dos novos editais de Pagamentos por Serviço Ambiental (PSA).

O Programa Nascentes é a maior iniciativa de restauração ecológica do Governo do Estado de São Paulo. Já são 7.667 ha em processo de restauração (área equivalente a 10 mil campos de futebol), correspondendo a mais de 12 milhões de mudas plantadas desde o início do Programa, em 2014.

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin mostrou a evolução do Nascentes desde a sua criação até as principais realizações de 2017, e o governador salientou a superação das metas traçadas.

“Na primeira fase, até março de 2016, plantamos 4.464 hectares. Na segunda fase, 7.200, quase dobramos. Agora queremos chegar a dezembro deste ano com 10.000 hectares, totalizando 16 milhões de mudas plantadas”.

O programa une devedores de TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental), restauradores e proprietários, e conta com equipe própria, que avalia e acompanha os projetos desde seu esboço executivo, otimizando e direcionando investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água, aliando a conservação da biodiversidade à segurança hídrica.

Também participaram do evento, o secretário de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho, os diretores-adjuntos de Políticas de Desenvolvimento, Marco Silva, e de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional, Ari Ribeiro, a supervisora do Grupo de Gestão Ambiental, Denise Vieira, e o analista de desenvolvimento agrário Jair Machado.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

 

Governo do Estado de SP