Secretaria da Justiça celebra Dia Internacional da Mulher com seminário sobre empoderamento feminino

A Coordenação de Políticas para Mulher, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove nesta quinta-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o seminário “Empoderamento das Mulheres Paulistas”. O evento, que terá abertura do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, acontecerá das 9h às 14h, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, localizado no Pátio do Colégio, 148, centro da capital.

A iniciativa tem como objetivo discutir políticas públicas para mulheres no Estado de São Paulo, legislações protetivas, e avanços e conquistas da mulher na sociedade.

Durante o seminário, algumas coordenações da Secretaria da Justiça apresentarão o trabalho desenvolvido em prol das mulheres em situação de vulnerabilidade.

O primeiro painel do seminário terá como expositores a médica   Albertina Takiuti, coordenadora de Políticas para a Mulher; a professora  Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena; e o jornalista Cássio Rodrigo,  coordenador de Políticas para a População LGBT, sob mediação de Deborah Malheiros, coordenadora geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça.

Às 11 horas, o seminário debaterá “Agenda conjunta 2018 e suas propostas”, tema que terá a participação de  Albertina Duarte Takiuti, de  Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina; de  Gislaine Caresia, coordenadora do Departamento de Políticas para a Mulher da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; de  Kátia Boulos, presidente da Comissão Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção São Paulo; de  Marta Lívia Suplicy, presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (LIBRA); de Eunice Aparecida de Jesus Prudente, professora da Faculdade de Direito da USP e Diretora Técnica da Ouvidoria Geral do Estado; de  Muna Zeyn, do Comitê de Mortalidade Materna, representante da Rede Feminista, e de Lídia Corrêa, representante da Federação das Mulheres Paulistas. A mediação será de Deborah Malheiros

O evento terá ainda a exposição fotográfica “Além da Cor da Pele (palavras caladas) DuplaVisão”, de Lúcia Figueiredo, que tratará de temas envolvendo discriminação racial, gênero e empoderamento; show da cantora Heloísa Lucas, às 12h; e apresentação do Grupo de Dança Cigana.

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX. A data foi escolhida como Dia Internacional da Mulher.

Para marcar a data, o Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, também programou uma série de atividades para esta quinta-feira nas unidades Ferraz de Vasconcelos, Norte (capital) e Guarulhos (veja aqui).

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP