CIC Oeste promoveu “Mutirão da Cidadania” para indígenas do Jaraguá

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) unidade Oeste, programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu na sexta-feira (15/09) um “Mutirão da Cidadania” para indígenas que residem na aldeia do Jaraguá, zona norte da capital paulista.

Durante o mutirão, realizado no próprio CIC, localizado na Estrada das Taipas, 990, Jaraguá, foram contabilizados 47 atendimentos. Os serviços mais procurados foram emissão de RG e de carteira de trabalho. Os indígenas também receberam orientação jurídica por meio da Defensoria Pública.

Para a diretoria do CIC, Edilaine Maciel, a ação visou o atendimento principalmente crianças e adolescentes que não possuíam documentos, situação que dificulta o acesso a escolas, ao mercado de trabalho e a serviços essenciais como saúde e justiça.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jaraguá, esteve presente no mutirão para cadastrar as famílias em programas sociais, entre eles Bolsa Família.

Todos os serviços oferecidos foram gratuitos.

 

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

 

Governo do Estado de SP