Ação no CIC Norte facilita a consumidores do Jaçanã a renegociação de dívidas

  

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidade Norte, em parceria com a Fundação Procon, por meio do Núcleo de Tratamento do Superendividado, realizou nesta quinta-feira (14/09) o “Primeiro Tratamento do Superendividado no Jaçanã”. A Câmara de Dirigentes Lojistas Paulista (CDL) também participou da ação.

O mutirão aconteceu das 9h às 15h, no próprio CIC, localizado na Rua Ari da Rocha Miranda, 36, bairro Jova Rural. Foram contabilizados 19 atendimentos pelo Procon para renegociação de dívidas e 35 consultas de CPF pela CDL.

O boleiro Geraldo Fernandes, 48 anos, foi ao CIC para sanar dívidas com cartão de crédito. “Eu fiquei desempregado e não consegui quitar as faturas do cartão. Quando eu tive condições de quitar os débitos, o banco cobrou juros absurdos. Agora estou aqui para tentar um novo acordo e limpar o meu nome”, relatou.

O auxiliar de limpeza Márcio Ferreira de Lima, 39 anos, também foi renegociar dívidas de cartão de crédito. “Contrai muitas dívidas e não conseguir honrar com os compromissos, disse. “Quero limpar meu nome para poder resgatar minha dignidade”.

Já o ajudante geral Alexandre Yamamoto, 29 anos, saiu aliviado do CIC. “Meu nome tá limpo. Não devo nada a ninguém. Eu tinha umas pendências e já tinha quitado, mas não sabia se o meu nome tinha saído do cadastro de devedores”.

De acordo com a diretora do CIC, Denise Avarese, a ação foi de suma importância para a comunidade local, uma vez que puderam ter acesso aos serviços que não são oferecidos rotineiramente pelo posto.

“Os serviços oferecidos no espaço do CIC possibilitam que a comunidade local se aproprie do espaço público e acione seus direitos”, disse Denise

As renegociações foram feitas para os consumidores que estão com problemas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos. Não foram tratados débitos de impostos em geral, como IPTU, IPVA e IR; dívidas com pessoas físicas (particulares); pensão alimentícia; e contratos imobiliários (financiamento de imóveis, aluguéis, condomínio, etc.).

Durante todo o dia, a equipe do Procon analisou os extratos emitidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas Paulista (CDL), onde constam os débitos e o nome das empresas credoras. A renda do consumidor foi avaliada para verificar se a pessoa tinha condições de quitar os débitos.

Diógenes Donizete da Silva, do Procon, explicou como funciona. “O consumidor é inscrito no Programa de Apoio ao Superendidamento e entramos em contato com a instituição financeira para tratativas de renegociação. Por meio do Programa, é concedido um desconto e o consumidor que está inadimplente, muitas vezes, consegue quitar seus débitos”.

Para a renegociação, os consumidores apresentaram cópia do RG, do CPF e do comprovante de endereço; extrato do CDL; cópia dos três últimos holerits (caso tenha trabalho registrado); e cópia dos contratos a serem renegociados. Não foram aceitos documentos originais.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

 

 

Governo do Estado de SP