Secretaria da Justiça e Cidadania presente na diplomação de eleitos à prefeitura e câmara municipal da cidade de SP
A Justiça Eleitoral de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (19), no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, a cerimônia de diplomação das pessoas eleitas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores da capital. O evento, que marca o fim do processo eleitoral de 2024 e habilita os eleitos a assumirem seus mandatos, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto.
Na ocasião, foram diplomados o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e 50 vereadores que integrarão a Câmara Municipal a partir de 2025. O secretário Fábio Prieto destacou a relevância do momento, sublinhando seu simbolismo para a democracia e a transição política.
“Este momento é uma celebração da democracia. Vivemos em um país onde as diferenças são muitas, mas onde a confiança no processo eleitoral nos une, permitindo que todos possam participar, de maneira livre e transparente, da construção do futuro coletivo”, declarou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, em discurso na cerimônia.
A diplomação dos eleitos, que é de responsabilidade da Junta Eleitoral, foi conduzida pelo presidente da Junta, juiz Antônio Maria Patiño, da 1ª Zona Eleitoral — Bela Vista. Ele felicitou os eleitos e ressaltou a importância do ato: “A diplomação é um ato simbólico de celebração do voto dado e do voto recebido. Guarda ainda um traço importante de outorga de algo que absolutamente não se pode perder, que é a esperança, que nada mais é do que o ato de desejar um porvir melhor. Portanto, a Justiça Eleitoral continuará a garantir que as eleições sejam conduzidas de forma imparcial e segura”, ressaltou.
Além do prefeito Ricardo Nunes, compuseram a mesa de honra o governador do estado, Tarcísio de Freitas; o ex-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite; o procurador-geral de Justiça do estado, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — seccional São Paulo, Patrícia Vanzolini; o juiz da 2ª Zona Eleitoral — Perdizes, Rodrigo Colombini; e o promotor da 1ª ZE, Fabiano Augusto Petean.
O vice-prefeito, coronel Mello Araújo (PL), e cinco vereadores eleitos não compareceram ao evento, mas foram considerados oficialmente diplomados, uma vez que os documentos foram disponibilizados no sistema Diplomas do TRE-SP.
A presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, reforça o compromisso da Secretaria com os valores democráticos e com a importância da cooperação entre os poderes para o avanço social e político no estado de São Paulo.