SJC encerra celebrações dos 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com roda de conversa especial

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) realizou, nesta quinta-feira (12), a edição especial da roda de conversa Papo Reto – Direitos Humanos: Um Compromisso Coletivo. O evento, voltado a servidores e ao público em geral, marcou o encerramento do ciclo de atividades em homenagem aos 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Realizado no Palácio dos Campos Elíseos, o encontro promoveu reflexões sobre igualdade, justiça social e os desafios contemporâneos para a proteção dos direitos fundamentais.

O secretário-executivo da SJC, Raul Christiano, abriu o debate destacando a relevância dos 30 artigos da Declaração como base para a atuação pública e privada. “Ao celebrarmos a existência da Declaração Universal dos Direitos, reforçamos sua importância para a vida em sociedade. Ninguém tem cidadania e justiça sem essa base fundamental. Somos, antes de tudo, educadores para atitudes práticas no usufruto dos seus artigos”, afirmou.

Entre os palestrantes, José Veríssimo Romão Netto, professor da EACH-USP, abordou a relação entre direitos humanos, desenvolvimento humano e o papel das tecnologias cívicas na qualificação da democracia e melhoria da qualidade de vida. “A aplicação da tecnologia em problemas que afetam a todos não só plausível, mas desejável para o fortalecimento do estado democrático de direito”, ressaltou.

Já Hamilton Harley, coordenador do Núcleo de Educação do Instituto Vladimir Herzog, enfatizou a necessidade de incorporar os direitos humanos à prática cotidiana. “A cultura dos direitos humanos deve ter um sentido prático e real, especialmente em um contexto onde tantas pessoas vivem suas violações diariamente”, disse.

A mediação foi conduzida por Maísa Costa, coordenadora de Direitos Humanos da SJC, que pontuou a importância do evento para o fortalecimento da conscientização coletiva.

As celebrações tiveram início no dia 9 de dezembro, com a roda de conversa A Contribuição da Juventude na Difusão e Promoção Universal dos Direitos Humanos, realizada na Fundação CASA e conduzida pelo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, junto à presidente da instituição, Claudia Carletto.

Durante a semana, foram promovidas outras atividades no Palácio dos Campos Elíseos, envolvendo servidores e especialistas na área.

Proclamada em 1948 pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos representa um marco na proteção global dos direitos fundamentais, assegurando a todos igualdade, liberdade e dignidade. Ao longo de seus 76 anos, continua sendo uma referência essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Governo do Estado de SP