Centros Integrados de Cidadania vão receber serviços do Espaço Prevenir

Cooperação entre a SEDS e a Secretaria de Justiça vai possibilitar aumento da oferta de serviços a pessoas impactadas pelo uso de drogas

Um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a Secretaria de Justiça e Cidadania vai resultar na ampliação da rede do Espaço Prevenir, serviço da SEDS voltado para pessoas com transtornos pelo uso de substâncias psicoativas e seus familiares. O termo foi assinado nesta quarta-feira (9) pela secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, e pelo titular da pasta de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, no Palácio Campos Elíseos.

A partir de janeiro de 2025, os serviços do Espaço Prevenir estarão disponíveis no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Imigrantes e nas unidades das zonas norte e leste. “Para nós, é um prazer firmar essa parceria com a SEDS para a implantação de mais unidades do Espaço Prevenir”, afirmou o secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto. “Esse é talvez um equipamento único com essa estrutura, esse nível. As portas da Secretaria de Justiça e Cidadania continuam abertas para novas realizações feitas em conjunto com a pasta do Desenvolvimento Social”.

“O consumo de drogas se tornou uma epidemia não só na capital, mas também em outras regiões do estado e do país”, destacou a secretária Andrezza Rosalém. “O problema é complexo, e só vamos conseguir superá-lo com a intersetorialidade das políticas públicas, e com parcerias como esta que estamos firmando hoje com a Secretaria de Justiça”, pontuou.

Sobre o Espaço Prevenir
O serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar que presta auxílio psicoemocional à população. O objetivo é promover o fortalecimento dos vínculos familiares, a formação da rede de apoio e cuidado e prevenir recaídas de pessoas com transtornos devido ao uso de drogas. O Espaço Prevenir opera na Capital, em São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Apoio a familiares
A equipe técnica do Espaço Prevenir é formada por assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. O serviço oferece apoio psicológico e social, terapias em grupos e atividades de prevenção ao uso de drogas, além de cultura e lazer. A coordenadora de Políticas Sobre Drogas, Eliana Borges, explica que “o diferencial do CIC Imigrantes é o atendimento aos moradores da região central que é impactada diariamente pela cena aberta de uso de drogas.