CGDH promove primeira edição do Papo Reto com o tema Desafios no combate e prevenção ao suicídio
Encontro on-line reuniu mais de 50 pessoas para debater informações sobre comportamento, fatores de risco, sinais de alerta, prevenção, dentre outros relacionados ao tema
Desafios no combate e prevenção ao suicídio foi o tema da primeira edição do Papo Reto, roda de conversa on-line realizada pela Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), na manhã de sexta-feira (20/09), com duas horas de duração.
Mediado pela coordenadora da CGDH, Maísa Costa, o bate-papo reuniu mais de 50 pessoas, entre profissionais de instituições públicas e privadas ligadas à educação, saúde, assistência e desenvolvimento social, direitos humanos e público em geral. Marcaram presença representantes de mais de 20 municípios, como Mauá, Guaratinguetá, Piratininga, Pedrinhas Paulista, Itapecerica da Serra, Iracemápolis e outros.
O objetivo foi promover a abertura de um espaço de diálogo, integração e difusão de informações relativas à promoção e garantia dos direitos humanos, além da conscientização e o compartilhamento de estratégias para a prevenção do suicídio por meio do acolhimento e da escuta qualificada.
Maísa Costa dividiu a mesa com Myrt Thânia de Souza Cruz, psicóloga e doutora em Ciências Sociais; Larissa de Aragão Pires, terapeuta ocupacional e coautora do livro Suspirando: Por Dentro de Quem Cuida; e Hérica Rocha Phelippe, psicóloga com formação em Direito e experiência em políticas públicas de desenvolvimento social.
De acordo com a coordenadora da CGDH, os resultados obtidos no primeiro encontro do Papo Reto foram o fortalecimento das redes quanto ao tema abordado, entre servidores e não servidores, e a participação do público ouvinte por meio de questionamentos a partir de diferentes perspectivas (saúde, educação, assistência social, justiça e outros).