Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas promove encontro para fortalecer diálogo e integração entre os seus participantes

Reunião foi realizada na sala dos conselhos da Secretaria da Justiça e Cidadania

O Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas (CIAI) promoveu na quinta-feira (15) um encontro com o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração entre seus participantes. A reunião, que foi realizada na sala dos conselhos da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), é um marco importante para a construção de uma política pública mais inclusiva e efetiva, voltada para as questões indígenas em São Paulo.

Durante o encontro, membros do comitê, que representam diversas áreas do governo e da sociedade civil, discutiram estratégias para melhorar a articulação intersetorial. O foco foi na criação de políticas que respeitem os direitos, as culturas e as necessidades específicas dos povos indígenas, considerando a diversidade e a complexidade dessas comunidades.

O secretário-executivo da SJC, Raul Christiano, ressaltou a importância do CIAI para a promoção dos direitos dos povos indígenas. “Este comitê fortalece a ação concreta do governador Tarcísio de Freitas e do secretário Fábio Prieto, que criaram na estrutura da Secretaria a Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas, e a sua rearticulação é um passo fundamental para agilizarmos e atendermos às demandas históricas dos povos originários. Estamos aqui para construir juntos avançar em conquistas e para legar um futuro melhor para todos”, afirmou o secretário-executivo.

Entre os temas abordados estavam a proteção dos territórios indígenas, o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, e a preservação das tradições culturais. Os participantes destacaram a importância de uma abordagem colaborativa e de escuta ativa das comunidades indígenas, garantindo que suas vozes sejam consideradas na formulação e implementação de políticas.

O coordenador de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (CPPI), Cristiano Kiririndju, disse que este encontro é muito importante para promover um espaço de escuta para os povos indígenas. “Estamos iniciando um trabalho que visa entender as necessidades e os desafios enfrentados pelos nossos povos. É essencial que cada integrante do comitê conheça a fundo as questões que envolvem cultura, saneamento básico, moradia, segurança pública e educação, entre outros temas”, disse Cristiano.

Ainda segundo Raul Christiano “o encontro do CIAI reflete o compromisso em construir uma rede de apoio sólida e integrada para os povos indígenas, promovendo ações que assegurem seu bem-estar e desenvolvimento sustentável. Nossa reunião é um reforço dos propósitos do governo e agora vamos retomar a sua periodicidade”.