Casas da Juventude e Projetos Inovadores em São Paulo marcam a CPJ neste Dia Internacional da Juventude

Em celebração a data, a Coordenadoria de Políticas para a Juventude destaca iniciativas que transformam a vida de jovens em todo o estado

Neste dia 12 de agosto, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, a Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, celebra importantes avanços nas políticas voltadas para os jovens. Neste período, a CPJ tem se destacado pela inauguração de 20 Casas da Juventude e o início do projeto-piloto Espaço da Juventude, iniciativas que visam fomentar o empreendedorismo, a qualificação profissional e a economia criativa.

As Casas da Juventude oferecem cursos e atendimentos voltados ao público de 15 a 29 anos, preparando-os para o mercado de trabalho. “As Casas da Juventude são um espaço de oportunidades. Estamos comprometidos em garantir que nossos jovens tenham acesso à formação e suporte para se tornarem protagonistas de suas histórias”, afirmou Juliano Borges, Coordenador da CPJ.

Os espaços que já foram implantadas em cidades como Barretos, Piquete, Itatiba, Saltinho, Salto de Pirapora, Cabreúva, Ilha comprida, Boituva, Jales, Guapiaçu, Capela do alto, Santa Fé do Sul, Ipuã, Fernandópolis, Bebedouro, Penápolis, Guariba, Monte Mor, Artur Nogueira e Lorena.

Durante os últimos anos, a CPJ também organizou a 4ª Conferência Estadual da Juventude em Olímpia, que reuniu 1.500 jovens e elegeu 140 Delegados Estaduais da Juventude. Além disso, foram realizadas 12 Conferências Regionais em 2023, ampliando o diálogo e a participação juvenil. “A participação dos jovens é fundamental para a construção de políticas públicas efetivas. Estamos ouvindo e atuando para atender às demandas da juventude paulista”, complementou Borges.

O Governo do Estado, na gestão do Governador Tarcísio de Freitas, tem se empenhado em fortalecer as ações voltadas para a juventude. Em 2023, dois encontros de Juventude foram realizados, um em Jundiaí, com a presença de 800 lideranças de mais de 150 municípios, e outro em Catanduva, que contou com 1.500 participantes. Além disso, a CPJ arrecadou mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares para investir nas ações de Juventude nos municípios.

Fábio Prieto, Secretário da Justiça e Cidadania, destacou a importância dessas iniciativas: “Estamos construindo um futuro melhor para nossos jovens, oferecendo as ferramentas necessárias para que eles possam se desenvolver e contribuir para a sociedade. A juventude é a esperança de um amanhã mais justo e igualitário.”

A CPJ firmou uma parceria estratégica com a Junior Achievement, visando a oferta de cursos profissionalizantes e está em sua linha de futuras ações a atualização demográfica da juventude e capacitações para gestores de juventude.“Essas parcerias são cruciais para potencializar as oportunidades para os jovens e garantir que eles estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho”, finalizou o coordenador da CPJ.

Nesta data a Coordenadoria reafirma seu compromisso com a transformação da vida dos jovens, oferecendo espaços de aprendizado, diálogo e crescimento. A juventude é, sem dúvida, um agente de mudança fundamental para o futuro do mundo.