Secretaria da Justiça e Cidadania participa de Seminário Internacional de Saúde em Brasília
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH), participou do Seminário Internacional da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Antirracista, realizado nos dia 21 e 22 de maio, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.
O evento destacou experiências antirracistas aplicadas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a coordenadora da CGDH, Maísa Costa, o seminário resultou em muito aprendizado, reforçando, por meio de oficinas e discussões que saúde mental é um direito de todos. “Estados e municípios podem criar estratégias territoriais na construção de espaços seguros de cultura de paz e de viver bem com direitos assegurados”, destacou Maísa, ao ressaltar a importância do cumprimento dos princípios de cidadania nas políticas públicas voltadas à saúde mental, álcool e drogas.
De acordo com dados da Opas, mesmo com grandes avanços nas últimas décadas, existem desigualdades significativas no acesso aos serviços de saúde mental e na qualidade do tratamento, principalmente para grupos étnico-raciais historicamente marginalizados.