Alunos recebem certificado do Programa Jovem Aprendiz, na Secretaria da Justiça
O secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, presidiu nesta quarta-feira (22/02), no auditório Franco Montoro, a cerimônia de entrega de Certificado – Programa Jovem Aprendiz, uma parceria entre o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Imigrante e a empresa Include Quality, que desenvolve e ministra cursos de aprendizagem profissional, com foco na área administrativa e de logística, visando à inclusão social de jovens entre 14 e 24 anos.
O objetivo é inserir jovens em condições de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, estimulando o desenvolvimento de valores éticos e a prática da cidadania.
O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania cumprimentou a todos que receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação e enalteceu a juventude e a sua coragem para empreender. “É nesse período que nos julgamos capazes de mudar, transformar e melhorar o mundo”, afirmou antes da entrega dos certificados para os 36 alunos.
Márcio Elias Rosa aconselhou os jovens a nunca abrirem mão da condição de aprendizes. “Olhem no espelho todos os dias e digam: eu não sei tudo e tenho muito a aprender”, e reforçou “essa capacidade de transformar o mundo que o jovem aprendiz tem é o que pode melhorar a vida das pessoas, começando por melhorar a sua própria vida”, finalizou.
Em parceria com o CIC Imigrante desde setembro de 2015, a Include Quality promove a seleção, encaminhamento e capacitação de jovens de acordo com a área de atuação de cada empresa, oferecendo cursos validados no Ministério do Trabalho, instrutores qualificados para as matérias específicas, acompanhamento pontual dos jovens e feedback as empresas. As aulas são ministradas no CIC.
Após o início da prestação de serviços, os aprendizes frequentam o curso uma vez por semana até a conclusão do contrato com a empresa, com duração de 10 a 24 meses.
O diretor da Include Quality, Luiz Alberto de Paula, que acompanhou o desenvolvimento do grupo no último ano, deixou um recado para a turma. “Estude! Adquira conhecimento! Acredite, confie, siga adiante e não terá como dar errado.”
De acordo com a Lei 10.097/2000, o programa Jovem Aprendiz, proposto pelo governo, prevê que empresas de qualquer natureza acima de 7 funcionários tem por dever cumprir uma cota de aprendiz em seu quadro de funcionários, sendo ela de 5% no mínimo e 15% no máximo.
Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelo telefone: 3151-2800 ou pelo site www.includequality.com.br.
Estiveram presentes, o secretário adjunto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; a coordenadora do CIC, Ilda Nascimento da Silva; os representantes da empresa Include Quality, Milene Lopes e Renan Ferreira; o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego – zona Leste, Rubens Francisco Gomes; a diretora de RH da empresa Inova, Regina Cláudia Mateus Fernandes; e o orador da turma de formandos, Jhonny Lopes Gomes.