Museu Catavento inaugura restauro de fachadas históricas financiado pelo FID

Uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (17/02), com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, e de outras autoridades marcou a entrega da obra de restauro das fachadas históricas do Museu Catavento, financiada com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

O Museu Catavento funciona no Palácio das Indústrias, no centro de São Paulo. Projetado por Domiziano Rossi com a colaboração dos arquitetos Ramos de Azevedo e Ricardo Severo, o edifício foi construído em estilo eclético para abrigar exposições agrícolas, industriais e comerciais.

 “Um prédio maravilhoso, inaugurado em 1924 que depois de Centro de Exposições da Indústria foi Assembléia Legislativa, Secretaria de Segurança Pública, Prefeitura de São Paulo e hoje o Museu Catavento, o queridinho de da cidade, o mais visitado. Um trabalho educativo, cultural, de lazer que é muito bonito”, afirmou o governador durante o evento de inauguração.

  

Iniciado em junho de 2016, o restauro da fachada do Catavento teve investimento de R$ 1,2 milhão, disponibilizado pelo Fundo de Interesses Difusos (FID), gerenciado pela Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.  As obras de restauro contemplaram a recuperação de cerca de 70 elementos arquitetônicos, entre esculturas, caixilhos de portas e janelas de metal e madeira, relógio e sino da torre, dentre outros.

“O FID tem a honra de estabelecer parcerias legítimas”, destacou na cerimônia o secretário da Justiça. “Cumprimos o nosso papel quando conseguimos celebrar convênios com entidades sérias, voltadas para o campo social, patrocinando projetos de grande alcance e repercussão para a sociedade”, acrescentou Márcio Elias Rosa.

“Esse espaço celebra o conhecimento humano, a engenhosidade humana e as complexidades da sociedade”, complementou, salientando que o FID já tem 82 convênios celebrados, com investimento de R$ 175 milhões de reais.

O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos é mantido com recursos recolhidos em ações civis públicas ou como resultado de multas de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Seus recursos são destinados ao ressarcimento, à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo.

  

O secretário de Estado da Cultura, José Roberto Sadek, lembrou que o restauro foi concluído no ano em que se completa o centenário da primeira exposição realizada no Palácio das Indústrias, prédio tombado como patrimônio histórico estadual e municipal, recebendo na atualidade aproximadamente 600 mil pessoas por ano, que aprendem e se divertem com a ciência.

“Esse espaço abriga o melhor, mais divertido e inteligente museu de difusão de ciência. Hoje testemunhamos a reconstrução do passado, sintonizado com o futuro: um restauro, que recupera 100 anos de história; e a tecnologia do futuro disponível no interior.”

Para marcar a entrega da obra, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo inaugurou no Museu Catavento a nova sala “Dinos do Brasil”, elaborada com tecnologia de realidade virtual em altíssima qualidade, que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva e interativa pelo território brasileiro na era mesozóica – entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás – com auxílio de óculos de realidade virtual.

Também participaram da solenidade o secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente do Conselho Gestor do FID; Luiz Souto Madureira; o chefe da Gabinete da Secretaria, Leonardo de Moraes Barros; o prefeito em exercício de São Paulo, Bruno Covas; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino;  o conselheiro fundador do Catavento cultura e Educacional Sérgio Silva de Freitas; o diretor executivo da Catavento, Alberto de Lima; o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, o arqueito Ricardo Pisanelli, autor do projeto de restauro do prédio; e outras autoridades.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

 

Governo do Estado de SP