CPDS participa da Semana da Diversidade de Natal, em Rio Grande do Norte
A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou da Semana da Diversidade de Natal (RN), entre os dias 14 e 17 de dezembro.
De acordo com o coordenador da CPDS, Rafael Calumby, a proposta foi promover a construção de um ambiente organizacional inclusivo. “O intuito foi respeitar as ideias e o trabalho de todos, independentemente de seu gênero, orientação sexual, cor, idade ou condição física”, informou.
Na quinta-feira (14), o coordenador esteve no Seminário de Direitos Humanos LGBTQIAPN+ 2023, no Auditório do SINSENAT, na Cidade Alta. O evento contou com um grupo de estudiosos, especialistas de variados campos acadêmicos e de movimentos sociais, que debateram assuntos como políticas públicas, direitos humanos, saúde e cidadania da comunidade LGBT+.
Na sexta-feira (15), Calumby ministrou a palestra “Discutindo políticas públicas, corpo, gênero e sexualidade”, juntamente com a chefe do setor de Cadastro Único- SEMTAS, Andreia Melo. Participou também de rodas de conversa, que abordaram temas como preconceito, discriminação e homofobia, para promover o respeito e a valorização da diversidade.
No mesmo dia, a coordenação prestigiou o 25 º Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos, na Pinacoteca, Cidade Alta, que homenageou personalidades, instituições, empresas e pessoas que se destacaram na promoção dos direitos de LGBTQIAPN+ ao longo de 2022/2023.
No auditório da UFRN, ainda na sexta-feira, o coordenador esteve na Exposição Fotográfica “Há 25 Anos, Lutamos, Resistimos e Desafiamos os Preconceitos”, que retrata paradas do orgulho LGBT e as ações do movimento LGBT potiguar.
Encerrando as ações do dia 15, a CPDS participou do evento “Beco da Diversidade”, também na Cidade Alta, que abordou a diversidade musical, étnica e racial da cultura LGBTQIAPN+.
No domingo (17), Calumby marcou presença na “Feira de Empreendedorismo Cultura LGBT – Ação Orgulho, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos”, na Praça dos Gringos, Ponta Negra.
Educação, Emprego e Saúde
Durante a sua viagem para Natal, o coordenador Rafael Calumby conheceu o Programa Transcidadania, no Centro Municipal de Cidadania LGBT.
O projeto foi implementado entre 2013 e 2016, durante gestão municipal de São Paulo. “Hoje, é um caso de sucesso, replicado em várias cidades e estados. Conversei com seus beneficiários que, pela primeira vez na vida, têm oportunidades de emprego e educação, sentindo-se verdadeiros cidadãos. Saber que projetos originados em São Paulo estão se multiplicando pelo país é muito gratificante”, afirmou Calumby.
O coordenador esteve também no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para discutir os trabalhos da CPDS. Na oportunidade, falou sobre a parceria interestadual para os eventos em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, em outubro de 2024, conheceu os cientistas e os protótipos de equipamentos portáteis para o diagnóstico precoce do câncer, esclerose e uma caneta de plasma que tratará cáries.
“Articulamos parcerias para organizações da sociedade civil do Estado de São Paulo que trabalham com a população LGBT+ para obterem recursos, tecnologia e mentoria no combate às ISTs, especialmente a Sífilis.