Imigrantes ainda podem fazer inscrição para curso de panificação
Imigrantes interessados em se capacitar na área de panificação ainda podem fazer inscrição para o curso que será oferecido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, em parceria com a Sociedade Pró-Moradia São Vicente de Paulo.
O curso é gratuito e terá a duração de dois meses. Contará com aulas teóricas e práticas, acontecerão de segunda a sexta-feira em dois períodos – manhã (08h30 às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30). Cada turma contará com 10 alunos. O panificador Ronildo Luiz da Silva ministrará as aulas, com a supervisão do pedagogo Manoel Rodrigues, do Projeto Padaria-Escola
Os participantes aprenderão a fazer pão francês, pão de hambúrguer, pão de hot dog, pão de leite, bisnaga, pão de banha e baguetes, além de produtos de confeitaria.
As aulas, teóricas e práticas, acontecerão de segunda a sexta-feira em dois períodos – manhã (08h30 às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30) – e cada turma contará com 10 alunos. O panificador Ronildo Luiz da Silva ministrará as aulas, com a supervisão do pedagogo Manoel Rodrigues, do Projeto Padaria-Escola.
De acordo com a diretora do CIC, Silvana Paula Pereira, o curso é importante porque vai qualificar e inserir o imigrante no mercado de trabalho, além de promover a troca de experiências da culinária brasileira com a culinária de outros países. “Os alunos terão acesso a 40% da renda aferida com a venda dos pães produzidos durante o curso, permitindo ao imigrante a inserção na sociedade e também elevar a autoestima desta população que sai do seu país de origem para tentar uma nova vida em outro lugar”, afirma.
“A nossa entidade já trabalhou com formação de panificadores há cerca de 10 anos, e era um sonho voltar a investir em capacitação de trabalhadores para o setor de alimentação”, disse o pedagogo e responsável pela implantação do Projeto Padaria-Escola no CIC, Manoel Rodrigues. “Anteriormente, o público alvo eram pessoas em situação de rua, agora estamos entusiasmados em poder trabalhar com imigrantes”, O CIC Imigrantes está finalizando as obras de adaptação do local para a concretização do projeto.
As inscrições devem ser feitas no próprio CIC, localizado na Rua Barra Funda, 1.020, das 8h às 17h. A idade mínima para participar do projeto é 18 anos.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Imprensa
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612