Procon-SP tem novo diretor executivo

Secretário da Justiça, Fábio Prieto, deu posse a Luiz Orsatti Filho; desafios serão modernizar a gestão e manter o protagonismo do órgão de defesa dos consumidores paulistas, em um momento de mudança de paradigmas

Com as presenças do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, do defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino, do secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, representantes de secretarias estaduais, assembleia legislativa, municípios e diretores do Procon-SP, tomou posse nesta terça-feira (17/10) como Diretor Executivo da Fundação Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.

Nomeado pelo governador do Estado, o novo diretor é advogado e gestor público de carreira. Em seu discurso de posse, Orsatti relembrou o histórico da fundação na busca pela harmonização das relações de consumo e destacou que sua gestão manterá o enfrentamento dos desafios de temas contemporâneos, como o superendividamento e a inteligência artificial, e priorizará a construção do futuro do Procon-SP com a modernização da gestão e da infraestrutura do órgão de defesa, bem como da valorização dos servidores, anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas.

“Estamos diante de desafios que envolvem mudanças de paradigmas; e assim trabalharemos, com esforço, diálogo e parceria, dando continuidade à gestão técnica iniciada em janeiro deste ano com Wilton Ruas e que já trouxe conquistas como, por exemplo, a retomada do diálogo permanente com os Procons municipais, o resgate das mesas de discussões técnicas, realização de um planejamento estratégico, dentre outras realizações”, afirmou.

Já para o secretário, Fábio Prieto, “a atual gestão tem como proposta valorizar o Procon-SP, reconhecendo a importância e dedicação de seus servidores e com foco no aspecto pedagógico de atuação, equilibrando as relações de consumo e reduzindo as assimetrias entre os diversos níveis de fornecedores”, explicou.

Também estiveram presentes no evento de posse, que aconteceu na sede do Procon-SP, a secretária-executiva de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cláudia Carletto, a chefe de Gabinete da Justiça e Cidadania, Lucimara Nunes de Paula Souza, dirigentes e coordenadores dos órgãos vinculados como Imesc, Fundação Casa e IPEM, representantes regionais do Procon-SP e de Procons municipais, além de titulares das pastas e conselhos da Secretaria da Justiça de São Paulo, dentre outras autoridades.

Sobre o novo diretor executivo

Luiz Orsatti Filho é servidor público de carreira, advogado, possui MBA em Gestão Pública pela FMU e mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, onde coordenou todas as ações emergenciais de atendimento à população vulnerável durante o período da pandemia de Covid-19.

Na Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, Orsatti ocupou a Secretaria Executiva depois de coordenar diversas áreas e programas internos e junto às entidades vinculadas, até ser indicado para atuar na Fundação Procon-SP.

Na atual gestão, o Procon-SP já retomou as ações de educação para o consumo e pesquisas em suas representações regionais, que estavam suspensas desde a pandemia, e tem o desafio de ampliar o número de municípios conveniados que utilizam a plataforma ProconSP Digital, adotar ferramentas de acessibilidade e inclusão em sua plataforma de atendimento aos consumidores, além de aprimorar a mediação nas práticas consumeristas e ampliar a oferta de cursos e treinamentos, inclusive para fornecedores.

Governo do Estado de SP