CIC promove ação de empregabilidade com 250 vagas para pessoas com deficiência na zona oeste
Nesta última sexta-feira (29), o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu processo seletivo com 250 vagas para pessoas com deficiência na sede da unidade na zona oeste da capital. A ação foi realizada de forma conjunta com as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Em virtude da campanha Setembro Verde, mês de conscientização e luta pela inclusão das Pessoas com Deficiência, os candidatos foram atendidos pela equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador e pela equipe do Polo de Empregabilidade Inclusiva, que direcionaram os candidatos com perfil adequado para as vagas de acordo com a Metodologia do Emprego Apoiado, base do Programa Meu Emprego Inclusivo. A seleção contou com vagas de emprego e jovem aprendiz para as áreas de varejo, telecomunicações, administração e comercial.
Outro atendimento que foi oferecido na ação é a emissão gratuita de laudos formais para quem ainda não os possuia. Tecnicamente conhecido como Laudo Caracterizador de Deficiência, o documento tem como principal objetivo auxiliar a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e segue os padrões estabelecidos pela Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, comprovando formalmente a deficiência e indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio. Esse serviço foi realizado pela equipe de peritos do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), em parceria com SEDPcD e SDE.
A iniciativa ocorreu em razão do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro desde 1982, e da campanha setembro verde, mês de conscientização e luta pela inclusão.