SJC recebe representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André

Vila de Paranapiacaba foi o foco da reunião com secretário

O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), em seu gabinete na sede da pasta, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André, Fábio Picarelli.

Na pauta do encontro, foram tratados assuntos institucionais entre a pasta estadual da Justiça e Cidadania e a secretaria municipal para parcerias futuras, entre elas, por meio do Fundo Estadual de Interesses Difusos (FID).

Picarelli exibiu o que o município tem realizado para o restauro e conservação do patrimônio histórico da Vila de Paranapiacaba, adquirida pela prefeitura em 2002, que hoje é um de seus principais pontos turísticos. O secretário do meio ambiente andreense recebeu orientações de Raul Christiano sobre diversas linhas de apoio governamental a obras dessa natureza e fez questão de apresentar os resultados evidentes do restauro do Palácio Ernesto Leme, sede da SJC, para parabenizar a preocupação e a preservação do patrimônio histórico material.

“O FID é uma das alternativas para os projetos de Paranapiacaba, no entanto, momentaneamente, estamos concluindo o processo de aprovação de projetos que foram submetidos à secretaria após edital de dezembro de 2021 ainda”, argumentou o secretário-executivo, sobre uma possibilidade futura.

Participaram da reunião o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Santo André, Alexandre Audino, a encarregada do PAC Cidades Históricas, Tatiana Machado, o coordenador do FID, Elnatan Ferreira de Oliveira, e o assessor especial do gabinete da SJC, Marcos Paulo.

Sobre o FID
O FID tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.