Unidade Chiquinha Gonzaga, da Fundação CASA, inaugura biblioteca jovem
A unidade Chiquinha Gonzaga, da Fundação CASA, localizada no bairro da Mooca, na capital, inaugurou na última sexta-feira (04/11), a Biblioteca Jovem, uma iniciativa realizada em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL). A biblioteca conta com cerca de 1000 livros, além de um acervo que contem jogos, entre outros itens.
Estiveram presentes na cerimônia a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella; a presidente do IBL, Ivani Nacked; a superintendente Pedagógica, Marisa Fortunato, a gerente Escolar, Neuza Flores; o diretor do centro, Ezeilton Rodrigues, além dos profissionais do centro, parceiros e as jovens que cumprem medida socioeducativa.
A presidente da Fundação salientou a importância da educação no processo de ressocialização das jovens e destacou que conhecimento e cultura são características que ninguém consegue retirar do ser humano. Já a superintendente Pedagogica, Marisa Fortunato, usou um poema de Cora Coralina para expressar suas palavras.
Ivani Nacked encerrou enfatizando o poder da transformação da leitura. “A leitura tem a capacidade de influenciar o modo de agir, pensar e falar. Com sua prática, as jovens poderão se expressar melhor com o mundo”, destacou.
As garotas que cumprem medida socioeducativa na unidade participaram da construção do ambiente instalado no espaço 1 do centro. Sete jovens aprenderam, na prática, como funcionará a área. De acordo com a coordenadora pedagógica, Maria Aparecida Costa, os livros serão cadastrados em um programa especifico do Brasil Leitor e elas farão o controle. “Selecionamos um grupo de meninas que vai gerenciar a biblioteca, um profissional da equipe vai se responsabilizar por liderar essa equipe”, explicou.
Para ela, a biblioteca é um dos maiores ganhos recentes que o centro teve. “Já criamos outros espaços, mas nada sistematizado como esse”, complementou.
Durante o processo de implementação da biblioteca, as adolescentes receberam treinamentos dos profissionais no Instituto Brasil Leitor, participaram de oficinas de grafite, pintura e texturas de parede.
Este é o segundo centro da Fundação CASA a receber um espaço dedicado à leitura, jogos e entretenimento. Em maio de 2015, o CASA Vila Guilherme, localizado no bairro da Vila Maria, em São Paulo, recebeu a primeira Biblioteca Jovem, realizada também em parceira com o Instituto Brasil Leitor.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612