Agosto Lilás: CRAVI promove ação de combate à violência contra a mulher

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou na manhã de segunda-feira (28) a primeira parte da ação “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Educar para Prevenir, Combater para Transformar” em referência ao Agosto Lilás.

As atividades ocorreram no Complexo Judiciário Mário Guimarães, no Fórum Criminal da Barra Funda, onde fica a sede do CRAVI, para os funcionários. O objetivo foi sensibilizar o público sobre formas de violência contra as mulheres, como a física, sexual, psicológica, virtual, patrimonial e moral.

“Muito bom saber que temos aqui dentro do fórum um serviço como o CRAVI, que oferece acolhimento às vítimas e parentes de vítimas de violência doméstica e feminicídio”, comentou Elisangela Santana, de 43 anos. “Quem passa por isso precisa de atendimento especializado, caso contrário pode se intimidar”. 

A ação contou com orientação sobre saúde e canais de denúncias, distribuição de material informativo, painel de post-its coloridos para que as pessoas pudessem deixar mensagens de encorajamento e apoio às vítimas, além de sessões de auriculoterapia, para aliviar dores e estresse.

Para Lúcia Gushiaen, de 52 anos, que aproveitou um intervalo no expediente para fazer uma sessão, a informação é a maior aliada das mulheres vítimas de violência. “A divulgação dos canais de ajuda, tanto psicológica quanto jurídica, é fundamental. Infelizmente, o problema é cada vez mais comum e saber onde buscar socorro pode salvar vidas”, disse ela.

Curioso, Bruno Silva Pires, de 45 anos, viu a fila para a auriculoterapia e resolveu participar da atividade. “Achei ótima a ideia de conscientizar os funcionários. Muita gente passa por isso e não sabe como pedir ajuda e essa ação está mostrando um caminho”, afirmou.

As atividades terão continuidade na quarta-feira (30), na entrada do Fórum Criminal da Barra Funda, pela Avenida Abrão Ribeiro, 313, para vítimas, testemunhas, familiares, amigos, advogados, estagiários e outros frequentadores do espaço.

Às 12h30 haverá soltura de balões lilás na área externa do Fórum, simbolizando a liberdade e o mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. Em seguida, haverá na parte interna distribuição de material informativo, plantão de dúvidas conduzido por um defensor público, bem como suporte e orientação oferecidos por assistentes sociais e psicólogos, e sessões de auriculoterapia.

Governo do Estado de SP