Agosto Lilás: CRAVI promove ação para orientar e alertar sobre violência contra a mulher

Em celebração ao Agosto Lilás, o Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, vai realizar a ação “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Educar para Prevenir, Combater para Transformar”.

As atividades ocorrerão nos dias 28/08, das 9h às 13h, e 30/08, das 12h30 às 17h, no Complexo Judiciário Mário Guimarães – Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo (SP), onde circulam diariamente mais de mil pessoas e está localizada a sede do CRAVI. 

O público-alvo são os funcionários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que trabalham no Fórum Criminal da Barra Funda, bem como testemunhas, familiares, amigos, vítimas, advogados, estagiários e outros frequentadores.

No dia 28/08, está programada a distribuição de material informativo sobre a temática, a exibição de um depoimento em vídeo de uma sobrevivente de feminicídio atendida pelo CRAVI e a criação de um painel de post-its coloridos para que as pessoas possam deixar mensagens de apoio e encorajamento às vítimas.

No dia 30, às 12h30, dando início às atividades, haverá soltura de balões lilás na área externa do Fórum, simbolizando a liberdade e o mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. A programação incluirá a distribuição de material informativo sobre esse tema, plantão de dúvidas conduzido por um defensor público, bem como suporte e orientação oferecidos por assistentes sociais e psicólogos.

Nesse mesmo dia, as mulheres que estiverem no local terão a oportunidade de participar de sessões de auriculoterapia, destinadas a aliviar desconfortos físicos, dores e estresse.

De acordo com a coordenadora do CRAVI, Luane Natalle, o objetivo central da ação é sensibilizar o público sobre as diversas formas de violência, incluindo a física, sexual, psicológica, virtual, patrimonial e moral contra as mulheres.

“Nossa intenção é ampliar a visibilidade do tema e contribuir para o enfrentamento de um problema grave que afeta mais de 52 mil mulheres no estado de São Paulo: a violência doméstica, que lamentavelmente muitas vezes culmina em feminicídio”, esclareceu Luane Natalle.

A ação conta com os parceiros: UBS Barra Funda, Promotoria de Justiça e Enfrentamento da Violência Doméstica, Vara do Fórum Central de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (JVD), Núcleo de Apoio Integral às Vítimas de Violência (NAVV), 15ª Vara Criminal, Defensoria Pública, Associação da Polícia Militar e Tribunal de Justiça -APMTJ.

CRAVI

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) é um programa vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, com o propósito de oferecer apoio às vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida. Ao longo desse período, já contabilizou mais de 66 mil atendimentos.

Sua missão é ser referência para ações e políticas públicas que visem romper os ciclos de violência e promover o reconhecimento, a cidadania e o acesso à justiça e aos direitos das vítimas de crimes violentos.

O suporte prestado pelo CRAVI abrange o acolhimento, atendimento, disponibilização de informações e orientação às vítimas nos casos de crimes tentados ou consumados, como feminicídio, homicídio, latrocínio, tortura, entre outros.

 

“Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Educar para Prevenir, Combater para Transformar”

Local: Complexo Judiciário Mário Guimarães – Fórum Criminal da Barra Funda, São Paulo (SP)

Dia 28/08, das 9h às 13h – Av. C, térreo, entrada principal dos funcionários, pela Rua José Gomes Falcão, 156

Dia 30/08, das 12h30 às 17h – Entrada do Fórum Criminal da Barra Funda, Av. Abrão Ribeiro, 313

 

Governo do Estado de SP