Procon-SP entrega “Selo Eficiência” para incentivar resolução de conflitos registrados em sua plataforma
Operadora TIM é a primeira a alcançar 85% de atendimento de demandas registradas no Procon Digital e a receber a certificação
A fundação Procon-SP entregou, nesta quinta-feira (29) no Salão Nobre da Secretaria de Justiça e Cidadania, o Selo Eficiência para a operadora de telefonia TIM S/A – primeira empresa a receber a certificação, instituída no ano passado pela Portaria Normativa nº 55/2022, para incentivar a resolução das reclamações registradas na plataforma do órgão de defesa do consumidor.
De acordo com a portaria que instituiu o Selo Eficiência, a empresa precisa alcançar o fator de resolutividade médio mensal de 85% das reclamações feitas no site do Procon-SP, em cada um dos últimos 3 meses auditáveis e desde que não tenha lavrado contra si auto de infração, entre a data da solicitação e o quinto mês auditável – além de manter esta média por ao menos três meses, que é o prazo de validade da certificação, que pode ser renovada se os níveis de atendimento das demandas forem mantidos.
O objetivo, segundo Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP, é “valorizar o processo conciliatório dos conflitos, que ao longo dos anos tem se mostrado como o melhor caminho para atendimento e resolução dos problemas enfrentados pelos consumidores”, explica.
“Recebemos o Selo de Eficiência do Procon São Paulo com imenso orgulho, pois, na TIM trabalhamos com o propósito de ser a melhor operadora do país. Nessa jornada, é fundamental ouvir o cliente e atuar com agilidade, respeito e transparência, garantindo a solução e a redução no volume de demandas. Essas conquistas nos motivam a continuar o percurso de evolução, que só é possível graças à inovação presente no DNA da TIM e ao comprometimento da nossa equipe”, afirma Ana Cristina Oliveira, Diretora de Ouvidoria da TIM Brasil.
Já para o Diretor Executivo do Procon-SP Wilton Ruas, “o Selo Eficiência deverá incentivar outras empresas a também adotarem maior celeridade na compreensão e atendimento das expectativas dos seus clientes, destinando mais energia e esforços para a resolução das questões legítimas apontadas pelos consumidores na plataforma do Procon-SP”.
O Selo Eficiência é emitido automaticamente às empresas de grande porte, conforme os procedimentos adotados pelo Procon-SP, a partir do registro das reclamações dos consumidores, vão sendo concluídos, considerando apenas aqueles efetivamente solucionados; ou seja, após manifestação das partes.
“Este selo representa uma das missões do Procon-SP que é tornar a cidadania mais percebida pelas pessoas, por meio da sua atuação na harmonização das relações de consumo. É uma conquista tanto da empresa como daqueles que se esforçam para encontrar soluções e melhorar o relacionamento entre consumidores e fornecedores através do diálogo”, completa Raul Christiano, Secretário de Justiça e Cidadania em exercício e que realizou a obliteração do selo entregue aos representantes da operadora TIM.