Dia Internacional do Orgulho LGBT+ é celebrado na SJC

 

Hoje, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT+, marco que representa o início da luta pelos direitos dessa comunidade. Para celebrar a data, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), convidou para conhecer a sede da Pasta, o produtor cultural Heitor Werneck e os influenciadores digitais Renan Augusto e Emerson Moreira.

Os convidados, juntamente com o coordenador da CPDS , Rafael Calumby, conversaram sobre a importância da data, preconceito e oportunidades oferecidas à população LGBT+ no Estado de São Paulo.

Ao final da reunião, juntos estenderam a bandeira do Orgulho LGBT+ em uma das janelas da sede da Secretaria da Justiça e Cidadania como ato simbólico em defesa da causa. “Estamos aqui na SJC para darmos acolhimento e oferecermos serviços à população LGBT+ em São Paulo”, destacou Calumby.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da CPDS, é responsável pela articulação de políticas públicas para a população LGBT+ no Estado de São Paulo, atuando em conjunto com os demais órgãos do governo estadual e em parcerias com prefeituras e organizações não governamentais para a garantia de direitos desta população.

O Estado de São Paulo tem uma Lei Estadual (nº 10.948/01) contra a homofobia e uma das frentes de atuação da coordenação é receber e encaminhar as denúncias de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero e discriminação contra pessoas que vivem com HIV ou AIDS.

Qualquer pessoa que presenciar ou for vítima de ato homofóbico deve fazer a denúncia na Secretaria da Justiça e Cidadania, no Pátio do Colégio, 148 – Centro, ou pelo site www.justicasp.gov.br

 

Governo do Estado de SP