Secretaria da Justiça e Cidadania recebe 10 prefeitos do CONGRAPAR
Projetos do Fundo Estadual dos Interesses Difusos (FID) foram tema do encontro
O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), no Salão Nobre da pasta, os prefeitos de dez municípios do Consórcio Intermunicipal Rios Grande e Paraná (CONGRAPAR), e o prefeito de Magda, Alexandre Batello.
Na pauta do encontro, foram abordados os projetos do Fundo Estadual dos Interesses Difusos (FID) nos municípios do consórcio, dos quais cinco já tiveram a análise técnica concluída e oito ainda não aguardam a conclusão.
O secretário-executivo da pasta da Justiça e Cidadania relembrou a decisão do Governo Tarcísio de Freitas em dar uma segunda chance aos projetos do último edital. “Todos os projetos cadastrados no edital de 2021 tinham inconsistências. Em abril nós realizamos uma reunião virtual com 390 representantes municipais para explicar como podemos prosseguir com a documentação para que os recursos do FID possam contemplar o maior número possível de cidades e projetos inscritos”, explica Raul Christiano.
O prefeito de Três Fronteiras e presidente do CONGRAPAR, Rubens José Belão, reforçou que “o FID é extremamente importante, sobretudo para os municípios menores e que possuem meios de arcar com os custos desses projetos sozinhos”.
As propostas apresentadas pelos municípios do consórcio incluem: a criação de pistas de caminhada, ciclovias e ciclofaixas; a revitalização de parques; a construção de complexos ecológicos, esportivos e de lazer; a implantação de galerias pluviais; entre outros.
Participaram da reunião o coordenador do FID, Elnatan de Oliveira; o prefeito de Aparecida D’Oeste, Izaias Aparecido Sanchez; o prefeito de Aspásia, Ivan de Paula; o prefeito de Paranapuã, Junior Pinatto; o prefeito de Rubinéia, Osvaldo Lugato Filho; o prefeito de Santa Albertina, Junior Formigoni; o prefeito de Santa Clara D’Oeste, José Basílio de Faria; o prefeito de Santa Rita D’Oeste, Osmar Sampaio; o prefeito de São Francisco, Sebastião de Oliveira Baptista; o prefeito de Vitória Brasil, Paulo Miotto; e o assessor especial do gabinete, Marcos Paulo.