IPEM-SP fiscaliza 311.016 produtos em 100 dias

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, nos primeiros 100 dias da gestão do governador Tarcísio de Freitas, realizou 140.208 ações de verificação/periódicas. Houve, ainda, 146.802 fiscalizações iniciais e 307 pós reparo. No total, foram fiscalizados 311.016 produtos.

Com o início das aulas, em janeiro de 2023, o Ipem efetuou a Operação Aulas Seguras, com a fiscalização dos artigos escolares. Também houve a Operação Cavalo de Aço: fiscalização em veículos-tanque que transportam produtos perigosos e crono tacógrafos; e a Operação Hora do Lanche: verificação em laboratório do peso de bolachas, mini bolinhos, mini pães etc. (pré-medidos).

A Operação Olhos de Lince, que fiscalizou bombas medidoras de combustíveis, foi uma das primeiras ações desenvolvidas em fevereiro. No mesmo mês, voltou a ser realizada a Operação Cavalo de Aço, em veículos-tanque que transportam produtos perigosos e crono tacógrafos. Por conta do carnaval, o IPEM promoveu a Operação Matinê, de fiscalização de fantasias (produto têxtil), e a Operação Carnaval, com a verificação em laboratório da quantidade de itens como bebidas alcóolicas.

No mês de março, foi desenvolvida a Operação Mulher, de olho em produtos têxteis de uso feminino e eletrônicos, além da Operação Cavalo de Aço, novamente. Ocorreu ainda a Operação Semana do Consumidor, com fiscalização de artigos têxteis e eletrodomésticos, bombas medidoras de combustíveis, produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos), GLP (botijão de gás), fiscalização presencial e on-line em balanças e verificação de itens da cesta básica.

Ovos e chocolates em geral foram o alvo da fiscalização em abril. A Operação Páscoa verificou o peso dos produtos e ainda a informação sobre o brinquedo ou brinde, conforme consta na embalagem. A ação ocorre em laboratório e no comércio. Houve ainda no mês a Operação Locomotiva: verificação de veículos-tanque; a Operação Casa Segura: fiscalização de cadeiras plásticas, escada metálica, panela de pressão, coifa e exaustor, panela, aspirador de pó e liquidificador.

 

Sobre o IPEM

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania. Representa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado. Exerce a fiscalização e a verificação de instrumentos de medição, produtos cuja quantidade é determinada sem a presença do consumidor, além de prestar serviços na área de metrologia, por meio de laboratórios de alta precisão.

Também fiscaliza produtos cuja certificação é compulsória pelo Inmetro (brinquedos, capacetes, preservativos, extintores, lâmpadas etc). Instrumentos de medir, como taxímetros, radares, tacógrafos, termômetros clínicos, medidores de pressão arterial, balanças rodoviárias e balanças industriais são alvo de verificação constante pelas equipes técnicas do instituto.

Técnicos do Ipem-SP também verificam o volume dos caminhões-tanques que transportam líquidos comercializados mediante esse volume, como é o caso dos combustíveis líquidos (gasolina, óleo diesel, álcool carburante etc.). Faz, ainda, o credenciamento e auditorias periódicas nas oficinas credenciadas para executar a manutenção de instrumentos de medição sujeitos à metrologia legal.

Governo do Estado de SP