Secretaria da Justiça adere à campanha contra esclerose múltipla
Os prédios da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no Páteo do Colégio, estão com suas fachadas iluminadas na cor laranja. A ação integra o #AgostoLaranja, campanha que tem por objetivo levar à população conhecimento sobre a esclerose múltipla, doença autoimune e crônica que atinge cerca de 35 mil pessoas só no Brasil e 2,5 milhões em todo mundo.
O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é celebrado dia 30 de agosto e a cor laranja da campanha representa a patologia, segundo a Associação Amigos Múltiplos da Esclerose (AME).
A sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e o Palácio dos Bandeirantes são alguns dos prédios públicos iluminados com a cor da campanha. “A iniciativa torna a capital paulista ainda mais viva e chama atenção para a causa, sem deixar de acolher aqueles que são afetados pela doença, seus familiares e cuidadores. É muito bom contar com esse apoio dos órgãos públicos de São Paulo”, afirma Gustavo San Martin, fundador da AME.
Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla
Comum e ainda mal compreendida, a esclerose múltipla é uma doença autoimune, inflamatória do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Crônica e reincidente, tem sintomas muito variáveis entre um aparecimento (surto) e outro, e de uma pessoa para outra. A EM ocorre mais frequentemente em jovens entre 20 e 40 anos e é duas a três vezes mais comum em mulheres.
Muitos sintomas são possíveis na esclerose múltipla. Entre os mais comuns estão problemas de visão, perda de sensibilidade em alguma região do corpo, dor persistente sem motivo no braço, na perna ou no tórax, formigamento ou fincadas repetitivas e frequentes nos membros. Além disso, perda de força localizada nos membros, falta de coordenação dos movimentos, vertigem (labirintite), ânsia de vômito e, muitas vezes, visão dupla.
Como não há não há um marcador biológico, um exame específico que defina a doença, o diagnóstico se baseia no conjunto de informações clínicas, no exame neurológico do paciente e em exames complementares, como a ressonância magnética.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612