Hotel adere campanha “São Paulo contra o Racismo” após caso com hóspede

Após sessão de mediação sobre caso de racismo com hóspede, rede de hotéis adere a campanha “São Paulo contra o Racismo – Aspectos Legais e Ações Afirmativas” elaborada pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), da Secretaria da Justiça e Cidadania.

O episódio de racismo ocorreu durante o café da manhã no restaurante do hotel em meados de outubro de 2021, o hóspede, homem negro, ao pegar o celular no bolso sofreu reação de funcionário que presumiu que ele estava armado. Foi registrada a denúncia do caso.

Em 25 de fevereiro de 2022 ocorreu a sessão de mediação entre as partes, no qual ficou acordado que além da retratação com a vítima, o hotel faria publicidade da campanha “São Paulo contra o Racismo” em seus perfis do Facebook e Instagram e em seu site durante os meses de abril e maio. 

O hotel também receberá os membros da CPPNI para uma palestra, ainda sem data definida,  direcionada aos seus funcionários no sentido de orientar quanto ao atendimento dos hóspedes para que algo assim não volte a acontecer.

A cartilha da campanha foi lançada oficialmente em 31 de janeiro, e tem como objetivo fomentar a reflexão e as discussões, além de oferecer insumos para a elaboração do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a ser desenvolvido até novembro. 

Com 32 páginas, a cartilha fornece orientações sobre como proceder em caso de discriminação racial, explica conceitos como racismo estrutural e institucional, defende ações afirmativas e aponta expressões a abandonar, como “a coisa está preta” e “lista negra”, sugerindo alternativas.

Confira a íntegra da cartilha aqui: https://justica.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/Cartilha-Sao-Paulo-contra-o-Racismo-1.pdf

 

CPPNI

Criada pelo Decreto Estadual nº 54.429/2009, a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), da Secretaria da Justiça e Cidadania, atua na elaboração, execução, coordenação, desenvolvimento e acompanhamento de ações e programas e projetos com o objetivo de implementar políticas públicas que visem à efetiva promoção da igualdade de oportunidades em favor dos segmentos étnicos e religiosos considerados historicamente vulneráveis.

Governo do Estado de SP