Procon-SP celebra 40 anos no 31º Encontro de Defesa do Consumidor
Em celebração aos 40 anos de existência, a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou em 06 de maio, o 31º Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo na sede da Associação dos Advogados de São Paulo- AASP. O Secretário da Justiça, Dr. Aloísio de Toledo César e o Secretário Adjunto da Justiça, Luiz Souto Madureira participaram da abertura do evento.
Durante sua fala, o Diretor Executivo em exercício da Fundação Procon-SP, Carlos Alberto Estracine, enfatizou que o órgão foi pioneiro na defesa do consumidor e decisivo na criação do Código de Defesa do Consumidor. “Ao longo dos 40 anos o consumidor teve maior consciência dos seus direitos e procurou por eles. Em 1977 tínhamos em média 53 atendimentos mensais e hoje o Procon – SP realiza cerca de 54 mil atendimentos e já atendeu cerca de11 milhões de consumidores”, enfatiza Estracine que concluiu com a mensagem: “O Procon está sempre vigilante, sempre atuante e vai continuar seu protagonismo na defesa do consumidor, na prestação de serviço e na proteção dos direitos das crianças e dos idosos nas relações de consumo”.
De acordo com o Secretário da Justiça, São Paulo foi o primeiro Estado dedicado exclusivamente à proteção de defesa do consumidor. “O Procon é um órgão público com muita visibilidade e com um alto índice de aprovação junto à população, o que nos deixa muito estimulados e felizes”, declarou.
O Secretário da Justiça finalizou sua fala explicando a questão da influência da publicidade junto ao público infantil. “A publicidade dirigida às crianças é algo que muito me preocupa, porque muitas vezes elas não são capazes de entender o conteúdo e desejam cada vez mais bens de consumo. Isso é uma responsabilidade de cada um de nós, e em especial dos servidores do Procon que tem o dever de aferir insistentemente o abuso em relação à publicidade infantil”, concluiu Toledo César.
Após os pronunciamentos, o evento teve os painéis: A Proteção da Vida, Saúde e Segurança do Consumidor; Limites da Publicidade Infantil e A Defesa do Consumidor: um Olhar para o Futuro.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Associação dos Advogados de São Paulo- AASP, Dr. Leonardo Cica Sica; e o Secretário dos Fóruns dos Procons paulistas, Sr. José Antonio. Também participaram entidades envolvidas na proteção e defesa do consumidor.
Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612