CIC do Imigrante atendeu 145 famílias durante Sabadania
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante atendeu 145 famílias durante Sabadania promovida dia 4 de dezembro na unidade localizada na Rua Barra Funda, 1020, no bairro Santa Cecília.
O evento recebeu imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades, vindos da Bolívia, Haiti, Venezuela, Peru, Nigéria, Rep. Dominicana, Cuba, Angola, Argélia, Chile, Namíbia, Filipinas, Síria e Serra Leoa.
Mais de 130 crianças participaram de atividades lúdicas e foram presenteadas com brinquedos e livros (133), pipoca (200), cachorros-quentes (200) e guloseimas (50).
Os pais receberam cestas básicas (145), kits de higiene Colgate (120), roupas (133), cobertores (50), tênis (24), marmitas (150) e mochilas (60).
A iniciativa contou com a parceria da Cruz Vermelha, Acnur, Defensoria Pública da União, ProMigra e voluntárias, e apoio do Núcleo de Estudos sobre Migrações (Nemigdhs).
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.
O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista, Cajamar e Juquiá. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.