Governador anuncia que Praças da Cidadania terão serviço do CIC para segunda via de documento
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, disponibilizará emissão de segunda via de documentos nas Praças da Cidadania, programa idealizado pelo Fundo Social de São Paulo e instituído pelo Governo do Estado de São Paulo.
O benefício para a população foi anunciado nesta sexta-feira (10) pelo governador João Doria durante cerimonia realizada no Palácio dos Bandeirantes.
As Praças da Cidadania têm o objetivo de promover espaços destinados à proteção social, ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária em territórios vulneráveis.
Em agosto de 2021, o CIC passou a oferecer serviços na Praça da Cidadania de Paraisópolis. A implantação do atendimento visa a evitar o deslocamento do cidadão para longe de suas casas.
CIC
O Centro de Integração da Cidadania tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.
O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista, Cajamar e Juquiá. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.