Secretaria da Justiça e Cidadania realiza ação “Juntos por Todos”
Evento destinado à população em situação de rua mobilizou entidades de diversos setores e contou com a participação do vice-governador, Rodrigo Garcia, e do prefeito da capital, Ricardo Nunes
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), realizou nesta quinta-feira (9/12), a ação “Juntos por Todos”, no Pátio do Colégio, no centro da capital. O evento integra as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos e ofereceu inúmeras atividades gratuitas à população em situação de rua, disponibilizando vários serviços estaduais, municipais e de organizações não-governamentais.
A iniciativa teve objetivo de resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua e contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida, visando ao fortalecimento de vínculos interpessoais, além de possibilitar a construção do processo de saída das ruas.
“As pessoas em situação de rua precisam da ajuda das associações, dos empresários e órgãos públicos. Viemos aqui para promover mais um ato de cidadania e respeito a essas pessoas que precisam do nosso auxílio para poder retomar suas vidas”, afirmou o secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.
Participaram ainda do evento, o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, além de outras autoridades estaduais e municipais.
Os serviços foram disponibilizados em tendas e em sete unidades móveis. No Polo de Cidadania, foi possível solicitar documentos como a 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, consulta e regularização de benefícios do Cadastro Único (CadÚnico), registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda, cadastro de emprego, atendimento jurídico, orientação para egressos do sistema penitenciário e orientação do PopRua, com atendimento para pessoas e famílias em situação de rua que buscam serviços da rede socioassistencial.
Ainda no Polo de Cidadania, acesso a serviços on-line (atestado de antecedentes, 2ª via de contas, 2ª via de CPF, dentre outros); e atendimento para reconstituição do vínculo familiar, viabilizado pelo programa Laços de família, da Cruz Vermelha, que localiza pessoas e busca reunificar famílias.
Foram oferecidos acesso a programas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, orientação sobre álcool e drogas, cadastro no programa Trabalho Inclusivo, orientação sobre Carteira Reservista e orientação sobre emissão de RG.
No Polo de Saúde, os cidadãos tiveram a oportunidade realizar exame de diabetes, pressão arterial, HIV, sífilis, hepatite B e C, vacina contra Covid-19 e orientação sobre saúde bucal, com distribuição de kits de higiene e de absorventes. No mesmo local, foram instaladas cabines de banho e os usuários receberam trocas de roupa, bem como doação de cobertores e sacos de dormir. No Polo Cultura e Beleza, foi realizado um trabalho lúdico para crianças; oficina de música; além de corte de cabelo; esmaltação e maquiagem para resgate da autoestima. Até os animais de estimação tiveram espaço no evento com orientação aos donos sobre os cuidados e informações sobre a castração dos pets.
A ação “Juntos por Todos” contou com a parceria da Igreja São José de Anchieta, das Secretaria da Administração Penitenciária, Desenvolvimento Social, Pessoa com Deficiência e Saúde; Prefeitura de São Paulo; Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), Associação Comercial, Recomeçar-Gerando Falcões, Cruz Vermelha, Rede Social do Centro; Banho de Amor; Cratod (Centro de Referência Álcool, tabacos e outras Drogas) e Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade.