Secretário executivo da Justiça inaugura Centro de Auxílio à Mulher no CIC Ferraz de Vasconcelos

O secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, inaugurou nesta quarta-feira (8) o Centro de Auxílio à Mulher (CAM) na unidade do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Ferraz de Vasconcelos, localizado na Rua Américo Trufelli, 60, Parque São Francisco.

O CAM Ferraz de Vasconcelos disponibilizará atendimento às segundas, terças e quintas-feiras, das 10h às 16h, e contará com mediadora comunitária, assistente social, psicólogo e advogados.

“Hoje celebramos o Dia da Justiça, muitas vezes lembrada pela imagem dos tribunais. Mas é importante frisar que Justiça se faz todo dia, dentro de casa e para a sociedade quando tratamos de Justiça Social”, ponderou o secretário executivo.

“É simbólico comemorar essa data dentro de um Centro de Integração da Cidadania: justiça se faz com cidadania, com respeito e tolerância. É questão de justiça zelar pela segurança das mulheres”, enfatizou Orsatti, ao lembrar que o enfrentamento da violência contra a mulher é uma bandeira do Governo do Estado de São Paulo.

O CAM pretende contribuir para o fortalecimento da mulher, o resgate da autoestima, cidadania, prevenção e cessação da violência.

“Além do CAM oferecer um serviço de assistência social, psicológica, atendimento jurídico e acolhimento à mulher, ele também traz empoderamento, por meio de cursos de capacitação profissional e geração de renda”, ressaltou a coordenadora do CIC, Tatiana Rached.

“Em cada acolhimento que fizermos daremos o nosso melhor. Trabalharemos pelos direitos iguais entre os gêneros, com o desejo ardente de um mundo mais justo e igualitário”, disse a coordenadora do CIC Ferraz de Vasconcelos, Juliane Laura Camolesi Gallo.

A coordenadora do CAM, Penha Karim Frohmut, representou as voluntárias agentes Maria da Penha e observou que o índice de violência doméstica aumentou consideravelmente durante a pandemia. “Ficamos com a angústia de querer ajudar. Algumas mulheres querem apenas desabafar e nem sabem que sofrem violência. Cabe a nós oferecer um tratamento humanizado e auxiliá-las”, salientou.

“Esse Centro é mais do que necessário para os munícipes. Queremos contribuir para a capacitação de mulheres para que elas possam sair da condição de invisibilidade e dignamente sustentar seus familiares”, ressaltou o vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Daniel Balke, que esteve presente na solenidade de abertura.

A advogada Izabele Ricarda de Almeida da Silva, que será voluntária no CAM Ferraz de Vasconcelos, finalizou a cerimônia com um poema que dizia:

“E é por isso que estamos aqui, para apoiá-las, mostrar a elas como resistir, demonstrar que viver vai muito além de existir, que ela não é um objeto, que a autoestima deve ser mais forte do que o concreto! (…) Mulher não nasceu pra ser mandada, tampouco maltratada! (…) A guerra contra a Violência Doméstica ainda não acabou, e nossa arma principal é o respeito, a equidade e o amor!”

O CIC Ferraz de Vasconcelos também oferece à população atendimento com a Defensoria Pública, PROCON, Conselho Tutelar, Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, Emissão de 1ª e 2ª via do RG, Emissão de 2ª via de Certidões, CRAS – Pq São Francisco, Cadastro Único e cursos de capacitação profissional.

O Centro de Integração da Cidadania possui outras duas unidades do CAM, no CIC Leste e no CIC Norte.

Governo do Estado de SP