Secretaria implantará Núcleo Especial Criminal
Na manhã de hoje, (06/04), o Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Dr. Aloísio de Toledo César recebeu a visita da Delegada de Polícia Dra. Gilmara Natália Batista dos Santos, titular da Delegacia da Mulher da região de Francisco Morato e do Delegado Seccional de Francisco Morato, Dr. António José Correa Sampaio.
Na ocasião foram disponibilizadas duas salas do Centro de Integração da Cidadania de Francisco Morato para implantação do Núcleo Especial Criminal, que será dirigido por uma Delegada de Polícia, para atuação exclusiva na medição de conflitos criminais.
A idéia dos Núcleos Especiais Criminais nasceu na Academia Paulista de Polícia por estímulos do Delegado Geral, Dr. Youssef Abul Chaim, e de seu colega, Dr. Albano Davi Fernandes, diretor do DEMACRO. O Delegado Seccional de Francisco Morato, Dr. António José Correa Sampaio, foi o responsável pela parceria com esta Secretaria da Justiça, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania de Francisco Morato.
A Delegada de Polícia Dra. Gilmara Natália Batista dos Santos, titular da Delegacia da Mulher na região, foi escolhida para dirigir o Núcleo Especial Criminal, cujo início está programado para o dia 28 de abril. Se positivos os resultados, como se espera, outros Núcleos serão igualmente implantados nos CIC’s desta Secretaria da Justiça e de Defesa da Cidadania.
Para o Dr. Aloísio de Toledo César – Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, todos nós sonhamos com uma polícia capaz de também conciliar, ao invés de tão somente prender e encaminhar os autos para o Judiciário. “Com o crescente processo de judicialização, prosperaram em todo o país órgãos voltados para a mediação de conflitos cíveis. É a primeira vez, todavia, que os conflitos criminais de pequeno potencial ofensivo serão alvo de processo de mediação, circunstância que poderá desafogar, e muito, o Judiciário”, disse.