Secretário da Justiça participa da abertura do Webinário “Rede Temática de Extinção: Rede de Atenção ao Migrante Internacional

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participou nesta sexta-feira (24) da abertura do Webinário “Rede Temática de Extinção: Rede de Atenção ao Migrante Internacional, promovido pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Campus Marília, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) e das Faculdade de Ciências e Letras de Assis e de Araraquara.

O encontro teve como objetivo articular, em forma de rede, programas e projetos da Unesp voltados para a promoção da atenção, acolhimento e apoio ao migrante internacional.

Em sua saudação, Fernando José da Costa ressaltou que o Estado de São Paulo possui uma rede de atendimento atuante na questão migratória, especialmente, em quatro temáticas: abrigamento, documentação, capacitação profissional e inserção ao mercado de trabalho. “Vivemos uma grave crise humanitária, onde os deslocamentos internos e externos de pessoas, em 2020, chegaram a cerca de 283 milhões. Temos um compromisso em proporcionar acolhimento e garantia de direitos para os migrantes que chegam na nossa cidade”, disse o secretário da Justiça.

“A Secretaria da Justiça presta um relevante trabalho para essa população. Oferecemos vários serviços por meio do CIC do Imigrante, entre eles, vagas de empregos, curso de português, regularização de documentos. Além disso, temos o Comitê Estadual para Refugidos um espaço de discussão e elaboração de políticas públicas não somente para a população refugiada, mas também para as populações de migrantes em geral residentes no estado, e que se encontram em situação de grande vulnerabilidade”, concluiu.

A abertura do evento também contou com a participação do Pró-reitor de extensão e cultura da Unesp, Prof. Dr. Raul Borges, da Diretora da Unesp Marília, Profa. Dra. Claudia Regina Mosca Giroto, do Diretor da Unesp Araraquara, Prof. Dr. Jean Portela, do Diretor da Unesp Assis, do Prof. Dr. Dario Palmieri, do Secretário Municipal de Direitos Humanos de Marília/SP, Dr. Wilson Damasceno, e do Prefeito de Marília, Daniel Alonso.