CIC Campinas promoverá palestra destinada a prevenção do suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas promoverá Roda de Conversa na quarta-feira (29), das 10h30 às 12h e das 13h30 às 15h, na Escola Estadual Professora Maria Helena Antônio Cardoso, localizada na Rua Estevão Segallio, 140, no Conjunto Habitacional Vila Nova.

A ação contará com a parceria do Centro de Referência e Apoio a Vítima (CRAVI), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, que atende vítimas de violência urbana.

“Queremos viabilizar grupos de orientação e apoio aos jovens e suas famílias.  Importante ressaltar que essa atividade surgiu após identificarmos que com a pandemia aumentou significativamente o número de jovens que estão procurando os serviços. Muitos estão passando por alguma dificuldade em casa, com falta de alimento para a família, com pais e/ou responsáveis desempregados ou  que faleceram com covid 19, causando uma desestruturação material, social, mental e física”, explicou a coordenadora do CIC Campinas, Regina Rodrigues Espogino.

O encontro, destinado aos alunos de 12 até 17 anos, também abordará o tema “Os problemas que o afastamento social na pandemia trouxe para a comunidade escolar”, com o objetivo de escutar, identificar e encaminhar os casos que necessitarem de maior acompanhamento, assim, prevenindo casos de suicídio e chacinas escolares.

Para a roda de conversa com o CRAVI, o profissional técnico que atua em qualquer serviço da rede de atendimento municipal deverá fazer a sua inscrição pelo telefone: 19 3226-6161 ou 3226-6889.

Para a roda de conversa da EE Professora Maria Helena Antônio Cardoso não é necessário inscrição.

 

CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 17 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

Governo do Estado de SP