Secretaria da Justiça celebra Dia Internacional da Paz

Em alusão ao Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, promoverá a palestra “Reflexão sobre o Dia da Paz e sobre a Paz”, na próxima terça-feira (21), às 10h30.

O evento acontecerá no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, com as presenças do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, da Deputada Estadual Damaris Moura, do Pai Evandro Fernandez, da secretária-geral do Fórum Inter-religioso, Vania Soares. Durante o encontro, o monge Ryozan Sensei proferirá uma palestra sobre o tema paz.

Além de celebrar o Dia da Paz, a palestra do Monge marca o início do Ciclo Diálogo Inter-religioso: Construção para a Paz”, que começa nesta noite (21), às 19h30, e prosseguirá até dia 14 de outubro, via Youtube da SJC – Canal da Cidadania ( mencionar no discurso)

As lives contarão com as participações dos religiosos: Sheikh Ragib, Mãe Carmen de Oxum, Mãe Rita de Cássia, e Cônego José Bizon, e serão mediadas pela Secretária-Geral do Fórum, Vania Soares.

Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1981. O objetivo da data é sensibilizar as pessoas para que promovam ações educativas visando a conscientização sobre a urgência de uma convivência pacífica em todas as esferas da vida e entre todos os povos.

Pioneirismo do Estado

O Estado de São Paulo é pioneiro em adoção de políticas públicas de combate à intolerância religiosa.  A secretaria da Justiça, por meio da sua Ouvidoria, acolhe denúncias de intolerância religiosa.

Em 2020 foram recebidas 112 denúncias.  Entre janeiro a setembro de 2021: 145

CANAIS DE DENÚNCIA

Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença

A Lei Estadual nº14.947/09 autorizou a Secretaria da Justiça e Cidadania a instituir, em caráter permanente, o Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença e a Resolução SJDC-3 de 8/4/2016 instituiu o mesmo na SJC,

O Fórum tem 100 membros e reúne representantes do poder público estadual, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, de universidades, de organizações não governamentais, e de 30 segmentos religiosos.

O Fórum divulga permanentemente a campanha divulga permanentemente a campanha estadual de combate a intolerâncias religiosa “Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz”, lançada em 2019 pelo Secretaria da Justiça e Cidadania.

Com a interlocução do Fórum, as cidades as cidades de Piracicaba, Guarujá e Limeira criaram Fóruns municipais. Os municípios de Sorocaba, Rio Claro e Arara estão em fase avançada para implementar espaços religiosos.  Estão em fase avançada para implementar espaços religiosos.

Além disso, a temática da liberdade religiosa e as ações da Pasta são divulgadas para docentes, funcionários de instituições de ensino, e empresas (público e privada), entre outros.